Conecte-se conosco

Saúde

Esfriou aí? Descubra 4 coisas que você não sabia que o frio pode fazer com seu cérebro

O clima pode estar afetando sua produtividade do dia a dia. Continue a leitura para descobrir o que o frio pode causar no cérebro!

Publicado

em

Esfriou na sua região? Para a decepção de grande parte da população, o frio que está fazendo nas últimas semanas nos faz querer ficar debaixo das cobertas o dia todo.

Você sabia que o frio pode afetar o seu cérebro de formas surpreendentes? Continue a leitura para conferir quatro coisas que você provavelmente não sabia sobre o assunto. Confira!

4 coisas que o frio pode fazer com o seu cérebro

Melhorar sua memória

Isso mesmo, você não leu errado. O frio pode ajudar a melhorar a sua capacidade de lembrar as coisas. Isso acontece porque o frio estimula a produção de uma proteína chamada RBM3, que protege as células nervosas da morte e ajuda na formação de novas conexões entre elas.

Essas conexões são essenciais para a memória e para a aprendizagem. Um estudo feito na Suécia mostrou que pessoas expostas a temperaturas baixas por um período tiveram um aumento nos níveis de RBM3 no cérebro e também registraram um melhor desempenho em testes de memória.

Aumentar a criatividade

Outro benefício do frio para o cérebro é que ele pode estimular a sua criatividade. Isso porque o frio faz com que o nosso corpo gaste mais energia para se manter aquecido, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Com mais sangue, o cérebro recebe mais oxigênio e nutrientes, melhorando as suas funções cognitivas. Além disso, o frio também pode nos deixar mais alerta e atentos, favorecendo a geração de novas ideias e soluções, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

Reduzir a dor

Você já reparou que quando você se machuca, colocar gelo no local ajuda a aliviar a dor? Isso não é por acaso. O frio tem um efeito analgésico no nosso corpo, ou seja, ele diminui a sensibilidade à dor.

Isso acontece porque o frio reduz a inflamação e também interfere na transmissão dos sinais de dor pelos nervos. Por isso, muitos atletas usam banhos de gelo ou crioterapia para se recuperar de lesões ou dores musculares.

Mudar o humor

Por último, mas não menos importante, o frio pode afetar o seu humor e as suas emoções. Isso pode acontecer de duas formas: positiva ou negativamente.

Por um lado, o frio pode nos deixar mais felizes e animados, pois ele libera endorfinas no nosso corpo, as quais são substâncias químicas relacionadas ao prazer e ao bem-estar.

Por outro lado, o frio também pode nos deixar mais tristes e deprimidos, pois ele diminui os níveis de serotonina no cérebro, sendo um neurotransmissor ligado à felicidade e à satisfação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS