Empresas
Especialista ensina como prevenir o vazamento de dados no seu e-commerce
Ralf Germer, CEO da PagBrasil, fala sobre o assunto
Desde que as vendas na internet se popularizaram, existe uma grande preocupação sobre o vazamento de informações pessoais, dados bancários, cartões de crédito, entre outros. A preocupação é válida, pois esse tipo de exposição já foi visto dentro de grandes instituições, inclusive em episódios recentemente noticiados, e acaba abalando a confiança dos clientes.
Em setembro de 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, que estabelece regras para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, exigindo medidas de segurança rigorosas em relação aos dados pessoais e penalidades mais severas perante o não cumprimento dessas regras. Todas as empresas que operam no Brasil que coletam e mantêm informações pessoais em seus bancos de dados devem cumprir a lei.
e-Commerce
Para quem tem e-commerce, a segurança para evitar vazamentos é fundamental para o sucesso e a credibilidade do negócio. Confira abaixo algumas dicas para garantir que o seu negócio esteja protegido:
Contrate uma plataforma de pagamento segura
O momento do pagamento é o que mais recolhe informações importantes dos clientes, como número do cartão de crédito, nome completo, CPF, entre outros. Por isso, é muito importante se assegurar de ter uma plataforma de pagamento de confiança. Ralf Germer, CEO da PagBrasil, explica também sobre a importância de uma ferramenta de antifraude:
“Utilizamos uma ferramenta desenvolvida especificamente para as particularidades do mercado brasileiro, que são frequentemente negligenciadas por prestadores de serviços internacionais. Nossa solução é baseada em uma tecnologia de aprendizado inteligente e análise do comportamento de compra dos usuários, o que combate fraudes em tempo real e com baixo custo. É possível identificar transações fraudulentas automaticamente, economizando tempo nas revisões manuais e reduzindo os falsos positivos”, explica.
Aposte em criptografia
Criptografar os dados do seu negócio e dos seus clientes é uma ótima forma de evitar vazamentos, principalmente de senhas. Esse método é usado em muitas empresas que possuem uma ampla gama de clientes, mas pode ser aplicado até mesmo em pequenos negócios. A criptografia dificulta também a invasão de hackers no sistema e oferece um modelo seguro para os clientes, aumentando a confiança do usuário na empresa.
Treine os colaboradores
Oriente seus colaboradores a identificar possíveis falhas de segurança ou tentativa de invasão nos dados. Assim, eles poderão evitar que um vazamento ocorra. É preciso treiná-los a respeito de mensagens estranhas nos canais de comunicação da empresa, e-mails e links suspeitos, e sobre os procedimentos de segurança que devem ser seguidos caso haja alguma tentativa de roubo dos dados.
“Ter uma equipe que esteja preparada nestas circunstâncias é fundamental para a segurança da empresa. Assim, muitas vezes, o dano não é feito porque a equipe conseguiu identificar antes e seguir os protocolos para impedir a invasão. Caso não seja possível impedir o vazamento, a equipe sempre precisa saber a quem reportar o problema, o quanto antes” finaliza Ralf.
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