Economia
Especialista explica como aproveitar a Black Friday e fugir das ciladas
Planejamento dos consumidores e varejistas é uma das recomendações do CEO da plataforma Bagy, Pedro Rabelo.
Pedro Rabelo, CEO da Bagy, plataforma que auxilia pequenos e médios varejistas a criar um e-commerce, dá conselhos para os consumidores seguirem durante a tão aguardada Black Friday, marcada para 27 de novembro de 2020. Segundo o especialista, os clientes da companhia cresceram em paralelo à pandemia, avançando cerca de 40%. No entanto, a intenção é expandir ainda mais com a edição de descontos deste ano.
Para os consumidores, a Black Friday pode representar ofertas raras, desde que os primeiros clientes não caiam em ciladas. “É fundamental se preparar para ela, não dá para esperar até o dia 27 de novembro para decidir o que você quer comprar”, alerta Rabelo. A recomendação é que você defina o que quer comprar e já comece a pesquisar preços, para ver quanto custa agora e nos próximos dias. “É a melhor forma de você ter certeza de que os descontos da Black Friday são verdadeiros”, complementa. Dessa forma, também reduz os riscos de compras por impulso.
“Também sugiro que os consumidores mapeiem o quanto antes os sites mais confiáveis para fazer suas compras”, indica o CEO da Bagy. “À beira da Black Friday costumam surgir lojas criadas só para aplicar golpes”, complementa. E “em sites desconhecidos, desconfie sempre de preços três vezes menores”, diz ele. Além disso, observe cupons de desconto e programas de cashbacks, pois podem ser interessantes.
No segmento do varejo, o especialista recomenda planejar o mais rápido possível. “Antes de mais nada é preciso traçar qual é o objetivo com a Black Friday. É zerar o estoque? Então os esforços precisam ser concentrados nesse sentido”, destaca. Também faz necessária a criação do planejamento de divulgação. “Não dá para anunciar as ofertas só na véspera. O melhor é chamar a atenção do consumidor com vários dias de antecedência, para ele se preparar e não esquecer de você”, acrescenta. Outra coisa é garantir estoque, já que “a pior coisa é investir em divulgação e depois não ter o que vender”, frisa.
Entre 8 e 10 de outubro, Pedro Rabelo mediará, no perfil da Bagy no Instagram, uma maratona de diálogos sobre a Black Friday. Serão 18 horas de conversas, com 17 convidados, os quais incluem Lohran Schmidt, cofundador da Desinchá, e Gisele Paula, cofundadora do Reclame Aqui.

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