Finanças
Está com o nome sujo e precisa de dinheiro? Ainda é possível conseguir um empréstimo
Veja opções
Ainda é possível contrair um empréstimo mesmo quando se está com o nome sujo. Os últimos doze meses não foram fáceis para o trabalhador, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Ocorre que algumas financeiras oferecem crédito para pessoas negativadas. Mas é preciso se ater ao juro embutido, pois pode ser superior ao praticado pelo mercado.
O interessado deve se ater, também aos golpes que costumam ser muito comuns nesse segmento.
Mas, via de regra, bancos e financeiras legítimas fazem uma análise criteriosa na hora de oferecer crédito para os negativados. Mas concedem!
Quem contrai a dívida deve analisar o Custo Efetivo Total (CET) dos créditos que você está pesquisando, antes de assinar o contrato.
O adquirente precisa, também, avaliar com muita atenção qual o tamanho da parcela que cabe no seu bolso. Para não ter mais problemas ainda, é melhor fazer uma negociação que você conseguirá manter.
Empréstimo
Em caso de trabalhadores com carteira assinada, é possível aumentar as chances de aprovação com os três passos a seguir:
- Movimentação
No momento de solicitar o empréstimo, leve a financeira seu extrato bancário com a movimentação de pelo menos três meses para comprovar que você tem uma boa movimentação e que conseguirá pagar os valores solicitados.
- Se formalize
Também é possível se formalizar, é possível abrir um MEI (Microempreendedor Individual) ou CNPJ (pessoa jurídica) e movimentar sua renda pela empresa, o que poderá contribuir para conseguir o crédito.
- Refinanciamento
Outra possibilidade de conseguir um empréstimo, é através do refinanciamento do seu imóvel ou automóvel. É possível utilizar esses bens como garantia de pagamento do empréstimo, o que pode aumentar muito as suas chances de conseguir crédito.
Empréstimos para quem tem nome sujo
Atualmente existem três categorias de empréstimo disponíveis para quem tem o nome sujo e é deles que falaremos agora.
- Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito vinculada diretamente a folha de pagamento do benefício do INSS ou servidor público, também é possível para trabalhadores de empresas parceiras a bancos que liberam crédito mediante desconto na folha de pagamento.
Geralmente, como o empréstimo consignado desconta a parcela diretamente na folha de pagamento, o índice de inadimplência é muito baixo, logo, tem grandes chances de aprovação.
- Garantia do bem
Outra possibilidade de conseguir crédito é colocando o bem como garantia, existem muitas financeiras que liberam crédito caso um bem de valor seja colocado como garantia para o pagamento.
Logo, para o banco não haverá muitos riscos, pois o bem necessariamente terá de ser de valor maior que o empréstimo solicitado, com isso, a financeira consegue facilitar acesso ao crédito.
Nessa modalidade os bancos e financeiras aceitam casa, carro, moto, terreno, dentre outros itens de valor agregado.
- Penhor
Sem burocracia na liberação do crédito, a penhora de bens é uma opção para quem precisa de dinheiro rapidamente. Esse tipo de empréstimo não faz análise de crédito nem exige uma comprovação de renda porque você deixa um objeto valioso como garantia.
Leia também: Empréstimo Decolar oferece até R$ 25 mil para quem quer viajar

-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Carreira16 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças18 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças6 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados