Tecnologia
Estas dicas vão te ajudar a proteger seus dados
Os golpistas estão cada vez mais espertos na hora de roubar informações. Portanto, confira algumas recomendações para se proteger!
Com a chegada da era digital, estamos cada vez mais conectados e fazendo tudo digitalmente, mas, com a facilidade e a praticidade, vêm também alguns perigos, como, por exemplo, a violação da sua privacidade. Com o intuito de ajudar os internautas a se protegerem, temos algumas recomendações a fazer.
Praticamente precisamos de um nome de usuário e uma senha para acessar qualquer coisa na internet, desde um fórum até sites e aplicativos mais pessoais e com conteúdos delicados, como redes sociais e aplicativos de bancos.
Recomendamos que o internauta nunca use a mesma senha e que também que não inclua informações óbvias e que podem facilmente ser descobertas, como, por exemplo, nomes e sobrenomes, datas comemorativas e coisas do tipo. Também é de extrema efetividade não usufruir de redes públicas que qualquer pessoa possa usar (Wi-Fi de redes de fast-food, cafés, barbearias, entre outras).
Evite criar senhas simples. Prefira sempre senhas com ao menos uma letra maiúscula, números e teclas especiais (*, -, @). Evite também salvar dados no navegador, por mais que seja no seu smartphone ou computador de uso pessoal. Nenhum sistema está livre de um possível invasor, por conta disso, é recomendado não salvar dados pessoais como CPF, RG, senhas de acesso e cartões de crédito e/ou débito.
Essa dica vai chocar a maioria dos leitores, mas não recomendamos o uso de antivírus em smartphones, tendo em vista que, segundo alguns especialistas, os antivírus reduzem o desempenho do smartphone, além do que, segundo uma pesquisa feita pelo portal de notícias tecnológicas CyberNews, mostra que 40 dos antivírus mais baixados na Google Play Store possuem rastreadores de dados e até mesmo links e softwares maliciosos que podem prejudicar o aparelho e até mesmo roubar seus dados.
Não acredite em promoções milagrosas recebidas via e-mail ou SMS. Mensagens premiadas devem ser ignoradas e excluídas, pois geralmente elas contêm um link usado para invadir o sistema que você estiver usando e roubar seus dados.
Ative a verificação em duas etapas sempre que possível, assim, mesmo que um invasor tenha acesso a alguns dos seus dados, o mesmo não conseguirá logar em suas contas pessoais e aplicativos bancários, por exemplo. Escolha opções como biometria digital ou reconhecimento facial, além de códigos que expiram em pouco tempo, enviados para e-mails alternativos, que você não tenha logado nos aparelhos que costuma usar.
Por fim, tenha muito cuidado com anúncios de produtos com o preço muito abaixo do padrão, mesmo quando aparentem ser de alguma rede conhecida. Golpistas estão criando sites com endereços e design muito semelhantes aos das grandes redes, para, no momento de realizar a compra, roubarem seus dados bancários e de cartões para realizarem novas compras em seu nome.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp