Conecte-se conosco

Agronegócio

Exótico, bonito e benéfico: conheça o cacto Figueira-da-Índia

Veja como realizar o plantio dessa planta, que também possui benefícios para a sua saúde. Confira mais detalhes.

Publicado

em

Nativa do México, a figueira-da-Índia, espécie Opuntia ficus-indica, pertencente à família Cactaceae, e é um cacto bem exótico e robusto, que dá um fruto refrescante e suculento. Além disso, também possui propriedades curativas e também valor histórico.

Ramificada, de porte arbustivo, frutífero e amplamente cultivada em regiões semi-áridas, a figueira-da-Índia é um cacto que possui raízes carnosas, com características únicas de adaptação, com enorme resistência à estiagem e a seca.

Como em todos os cactos, a figueira-da-Índia possui espinhos para diminuir a perda d’água por evaporação. Além disso, seus ramos são modificados e tem como função principal a fotossíntese.

A figueira-da-Índia ainda apresenta flores grandes, vistosas, de coloração branca, amarela, laranja ou vermelha. Já seu fruto é do tipo baga de formato variado, geralmente ovoide.

O fruto pode apresentar cor amarela, laranja, vermelha, violácea ou marrom, dependendo do cultivo. Veja a seguir os principais benefícios da figueira-da-índia e como cultivá-la da maneira correta.

Benefícios 

A figueira-da-Índia ainda possui diversos benefícios, como:

  • Contribui para a saúde dos dentes e ossos;
  • Previne o câncer;
  • Ajuda no controle do colesterol;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda no controle da diabetes.

Como cultivar 

Para ter um cultivo de sucesso, é necessário seguir as condições abaixo para que a figueira-da-Índia tenha um bom desenvolvimento.

Solo

Como a figueira-da-Índia não é exigente em relação ao solo, o mesmo pode ser carente de nutrientes, desde que seja bem drenado. 

Clima

Se desenvolve bem em climas quentes e secos.

Luminosidade

O cacto deve ser cultivado sob sol pleno.

Umidade

Apodrece rapidamente em solos com excesso de água. Dessa forma, a rega deve ser bem espaçada.

Regas

As regas devem ser feitas quando o solo estiver bem seco ao toque do dedo, sendo bem espaçadas, pois o cacto é extremamente resistente à estiagem, e não necessita regas frequentes.

Agora que você conhece os principais benefícios e como cultivar essa espécie da maneira correta, que tal iniciar o seu próprio plantio em casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS