Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportações de arroz podem atingir 1,2 milhão de toneladas

Só no mês de outubro, Brasil importou mais de 140 mil toneladas do grão

Publicado

em

Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) informou que as exportações do grão de base casca devem chegar a 1,2 milhão de toneladas neste ano. A projeção da entidade é referente ao embarques feitos entre janeiro e outubro. O volume total do período chegou a 958 mil toneladas.

De acordo com a Abiarroz, em 2020, o volume de vendas atingiu cerca de 1,68 milhão de toneladas. Mas segundo Gustavo Trevisan, diretor de Assuntos Internacionais da Associação, a projeção das vendas externas para este ano está dentro do esperado, levando-se em consideração que a pandemia afetou o mercado e obrigou a economia a uma retomada mais lenta, que impactou na logística mundial, com alta dos preços dos fretes marítimos e escassez de contêineres.

“O ano de 2020, com o auge da pandemia da Covid-19, foi atípico, com grande demanda mundial por arroz. Agora em 2021, com o maior controle da doença, estamos voltando à normalidade, expressa nos números antes da crise sanitária. Apesar do cenário adverso, devemos ter um bom resultado nas exportações, o que mostra o reconhecimento da qualidade do nosso produto”, afirma.

Somente no mês de outubro deste ano, o Brasil exportou 140,6 mil toneladas de base casca. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os embarques totalizaram 153,5 mil toneladas. Peru, Costa Rica, Cuba, Países Baixos e Venezuela são considerados os principais importadores do cereal brasileiro no referido período.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS