Conecte-se conosco

Economia

Facebook, Google e Apple lançam serviços financeiro e geram preocupações

Carteiras digitais, plataformas de pagamento e criptomoedas. Autoridades do setor temem a evolução dos serviços financeiros prestados pelo Facebook, Google e Apple.

Publicado

em

Se as big techs um dia puderam ser ignoradas, hoje isso é impossível. Até as grandes e tradicionais instituições financeiras começaram a se incomodar com essas empresas. Afinal, Google, Apple e Facebook hoje também integram o mundo dos investimentos monetários.

Leia mais: Minha dívida caduca? Entenda o que acontece depois de 5 anos

Crescente influência

Autoridades do Banco de Compensações Internacionais (BIS) chegaram a emitir um alerta. O comunicado foi para que os bancos centrais do mundo lidassem urgentemente com a influência das big techs no setor.

No Brasil, por outro lado, o Banco Central agiu rápido e criou o Pix. A ferramenta é a mais utilizada do país e não pertence a uma big tech.

Para se ter uma ideia, na China duas grandes empresas de tecnologia de pagamentos concentram 94% das transações online. Aliás, hoje é rápido e fácil conseguir crédito e empréstimos de empresas digitais. As opções são variadas e estão presentes no Brasil também.

Diga-se de passagem, inúmeras lojas e plataformas possuem suas próprias carteiras digitais. Além disso, algumas chegam a oferecer uma linha de crédito própria. Já se foi aquele tempo em que era preciso esperar por horas na fica das agências bancárias.

Facebook

O Facebook já está pronto para lançar sua carteira digital “Novi”. Pelo menos, é o que disse o diretor do setor de criptomoedas da empresa, David Marcus. A notícia foi divulgada na página de Marcus no Medium. O executivo disse que a novidade está “pronta para chegar ao mercado”. Além disso, Marcus garantiu que a Novi representa um “novo concorrente na indústria de pagamentos”.

A carteira digital foi autorizada e obteve aprovação em praticamente todos os estados norte-americanos. A ferramenta vai permitir transferências de dinheiro entre usuários e pagamentos gratuitos. Todas as transações serão possibilitadas em âmbito nacional e internacional.

A empresa também é responsável pelo WhatsApp, que já conta com meios de pagamentos. O Instagram, outro produto da marca, possui uma loja integrada (Shop). Dessa forma, o futuro promete integração financeira entre todos os serviços. Mas isso é apenas uma especulação, por enquanto.

Outro ponto que deve ser levado em conta é sobre a criptomoeda Diem. Marcus é cocriador do produto anunciado ainda no ano de 2019. A carteira digital do Facebook poderia ter algum tipo de integração com o mercado de criptomoedas. É isso o que alguns especialistas e críticos supõem.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS