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Fatores por trás do fechamento das lojas mais importantes do varejo nacional

Entenda os principais motivos pelos quais as lojas de departamento no Brasil estão fechando suas portas nos últimos tempos.

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Hoje em dia, é muito comum vermos lojas de departamento fechando as portas. Desde janeiro, mais de 110 estabelecimentos comerciais de varejistas populares no mercado brasileiro encerraram suas atividades, e outras 100 estão programadas para cessar as operações nos meses seguintes.

De acordo com um levantamento realizado pela Serasa Experian, nos primeiros três meses do ano de 2023, os pedidos de falência registraram um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2022. No que diz respeito às recuperações judiciais, houve um aumento de 37,6% na mesma comparação.

No entanto, existem alguns motivos que estão por trás do fechamento dessas lojas, e iremos listar cada um deles, a seguir. Por isso, continue lendo para entender o que está acontecendo com as grandes varejistas do mercado nacional.

O motivo de as grandes varejistas estarem fechando as portas

Gestão estratégica

A crise que afeta o varejo de moda e decoração é, em parte, resultado de falhas na gestão das grandes empresas. Um bom exemplo é a Renner, que fechou 20 lojas. Porém, a empresa assumiu o próprio erro e disse que tudo aconteceu devido a falhas na estratégia de negócios.

Crise de crédito

“O varejo está vendendo menos, precisa de fôlego e não consegue, por causa dos juros elevados, que encarecem qualquer tipo de negociação”, declarou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Fábio Sobreira, analista-chefe e sócio da Harami Research afirmou o seguinte:

“O crédito está muito caro, o que dificulta os empréstimos. Está caro para vender, está caro para o cliente comprar e para o comerciante conseguir fazer capital de giro”.

Um processo natural

Os gestores da Renner emitiram um comunicado dizendo que, assim como algumas unidades se fecham, outras abrem. Sendo assim, os fechamentos dos últimos tempos se trata de um “reposicionamento de marca”. A diretoria da Riachuelo também disse algo parecido, afirmado que se trata de “um movimento natural do varejo”.

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