Agronegócio
Figo: a fruta que não é fruta e come vespas
Entenda por que o figo não é uma fruta e como essa planta consegue “devorar” vespas na natureza e se surpreenda com as informações.
Você sabia que o figo, que pode estar na sua fruteira, não é, na verdade, uma fruta, mas sim uma flor invertida? Isso mesmo, essa planta é uma flor, com suas estruturas internas voltadas para dentro, onde fica concentrado o pólen.
Mas como ele é polinizado, então, já que nenhuma abelha ou borboleta tem a capacidade de entrar nele? A resposta é a vespa-do-figo, um inseto especializado que consegue penetrar na abertura do figo e depositar os seus ovinhos nas flores.
Durante esse processo, o animal também transfere o pólen de outro figo, fecundando as flores e permitindo que elas produzam sementes férteis. Mas o que acontece com a vespa depois disso? Ela morre e é digerida pelo figo, que possui uma enzima chamada ficina, capaz de decompor o inseto.
Então o figo é planta carnívora?
Imagem: stux / Pixabay
Parece cruel, não é? Mas não se preocupe, o figo não é uma planta carnívora, já que ele não se alimenta da vespa, apenas se defende de uma possível superpopulação do inseto, que poderia até mesmo prejudicar a planta.
Além disso, os figos que consumimos não são os mesmos que existem na natureza. Eles são variedades modificadas geneticamente, que não precisam da polinização para se desenvolverem e são protegidos para evitar a entrada das vespas.
No decorrer dos anos, pesquisadores foram estudando e reproduzindo figos geneticamente modificados, mantendo as características da flor que mais agradavam os consumidores.
Portanto, os veganos podem comer figos sem culpa, já que eles não contêm nenhum animal dentro deles. Esse alimento é delicioso e nutritivo, e pode ser consumido de várias formas: in natura, em compotas, em saladas, em doces e até em pizzas.
Agora que você sabe mais sobre o figo, que parece, mas não é fruta, que “come” vespas, mas não é planta carnívora, que tal experimentar essa flor diferente e saborosa?
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp