Conecte-se conosco

Economia

Fique atento! Uma lei de trânsito foi alterada e descumpri-la pode gerar multa

Isso mesmo, muitos condutores não sabem, mas uma lei de trânsito foi alterada e o descumprimento dela pode render uma multa. Entenda.

Publicado

em

Multa de trânsito pode custar até R$ 17.608,20; conheça a infração

É preciso que os condutores fiquem atentos. Poucos sabem das alterações feitas em uma antiga lei de trânsito, e o descumprimento dela pode gerar multas.

A lei de trânsito em questão é a que instituía o uso obrigatório dos faróis em rodovias durante o dia, que entrou em vigor em 2016.

Essa lei já está vigente há seis anos, o que permitiu que os brasileiros se acostumassem com a obrigatoriedade do uso dos faróis durante o dia.

No entanto, a Lei nº 14.071/2020 trouxe mudanças para essa obrigatoriedade, visto que veículos que possuem as chamadas Daytime Running Light (DRL) não precisarão utilizar o farol baixo durante o dia.

Essas luzes são conhecidas como “Luz de rodagem diurna”, em português, e podem substituir o uso dos faróis baixos durante o dia. Porém, é importante saber que essa possibilidade só é permitida em pistas duplas, portanto, essa mudança só acontece para donos de veículos que possuem DRL e em pistas duplas.

Para veículos que não possuem esse tipo de luz, ainda continua a obrigatoriedade do uso dos faróis de luz baixa durante o dia. Caso seja descumprido o uso, poderão ser aplicadas penalidades, como a aplicação de multas

A infração para aqueles que dirigirem sem os faróis ligados é considerada média. Dessa forma, o valor da multa a ser cobrado é de R$ 130,16. Além disso, o condutor do veículo pode levar em sua CNH quatro pontos pela infração cometida.

Também é importante entender que o uso do farol é obrigatório para todos os veículos e todas as pistas durante o período noturno. Dessa forma, os motoristas que não utilizarem os faróis durante a noite, em qualquer tipo de pista, também poderão ser penalizados.

Também poderão ser multados motoristas que fizerem o uso errôneo do farol alto e também quem utilizar de forma indevida as Daytime Running Light (DRL).

Portanto, todos os motoristas devem ficar atentos ao uso correto dos faróis ou DLR, além das regras impostas para o dia e a noite e também aos tipos de pista.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS