Conecte-se conosco

Finanças

Fique ligado ao mais novo golpe envolvendo o FGTS; Saiba mais

Fraude tem sido posta em prática por golpistas que acessam o aplicativo do Caixa Tem pelo CPF do titular. Entenda!

Publicado

em

Novos golpes em contas bancárias vêm surgindo nas últimas semanas, e o saque do FGTS foi um dos principais alvos, lembrando que o saque do FGTS possui apenas duas modalidades: saque extraordinário e saque aniversário.

Independentemente da modalidade de saque escolhida, este só é possível pelo próprio aplicativo do FGTS. O saque extraordinário liberou até R$1 mil, podendo ser apenas recebido na poupança digital do Caixa Tem.

Com a facilidade de circulação de dados dos cidadãos na internet, o aplicativo vem sendo alvo de criminosos, que têm aplicado golpes com os dados obtidos dos cidadãos.

Como posso me proteger?

Para se proteger é necessário muito cuidado, evitar o acesso a links recebidos por números desconhecidos por SMS ou WhatsApp e abrir mensagens com propostas de empregos de números que não estão na sua lista de contatos.

Também é preciso criar o login da Caixa o mais breve possível para evitar que terceiros usem seu nome e outros dados como CPF, data de nascimento e telefone.

Após a realização do cadastro, é preciso atualizar seus dados e movimentar a conta, lembrando que o e-mail é o meio de comunicação oficial para receber informações da conta. Não confie, portanto, em links relacionados à conta que não forem recebidos pelo seu e-mail.

O golpe do FGTS tem sido posto em prática por golpistas que acessam o aplicativo do Caixa Tem pelo CPF do titular, criando, assim, uma conta no nome de quem ainda não efetuou o cadastro.

Mesmo essa estratégia sendo muito utilizada, quem já possui o cadastro também pode acabar sendo enganado e cair em um golpe desses. Isso por meio de informações repassadas por sites fakes ou até pelo acesso a links de procedência duvidosa.

Outra estratégia utilizada por golpistas é a utilizar a opção “esqueci a senha”, o que pode alterar o e-mail e atualizar os dados para que o cidadão não consiga ter acesso a sua conta.

A pessoa que for vítima do golpe precisa realizar um PrintScreen (captura de tela) das informações presentes no extrato, como o valor transferido e o destinatário. Com essas informações, é permitido realizar uma denúncia em uma agência da Caixa Econômica.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS