Finanças
Foi beneficiário do INSS entre 1999 e 2019? Fique ligado nessa novidade
Pessoas que receberam benefícios do INSS entre 1999 e 2019 podem ter direito a essa novidade e nem sabem. Confira todos os detalhes!
O benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um direito dos trabalhadores que contribuem para a Previdência Social.
Entre 1999 e 2019, houve várias mudanças nas regras e nos valores dos benefícios, como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros.
Além disso, foi criada também, em 2020, a chamada Revisão da Vida Toda, que possibilita que o cálculo do benefício pago pela Previdência passe por uma revisão, considerando os salários recebidos antes de julho de 1994. Confira todos os detalhes sobre o assunto a seguir.
Revisão da Vida Toda: o que é?
A Revisão da Vida Toda é uma forma de recalcular o valor do benefício do INSS considerando todas as contribuições feitas pelo segurado ao longo da sua vida profissional, não apenas as posteriores a julho de 1994, como era feito até então.
A troca nem sempre é vantajosa, porém, em alguns casos, essa mudança pode aumentar o valor do benefício, especialmente para quem tinha salários mais altos antes de julho de 1994.
Quem tem direito a revisão da vida toda?
Vale mencionar, porém, que nem todos os beneficiários do INSS podem solicitar a Revisão da Vida Toda. Para ter direito a essa novidade, é necessário que o segurado atenda aos seguintes requisitos:
- Ter se aposentado e recebido pelo menos a primeira parcela do benefício entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019;
- Ter contribuído com o INSS antes de julho de 1994;
- Ter tido contribuições mais altas antes de julho de 1994 do que depois dessa data.
Vale a pena pedir a revisão?
A resposta para essa pergunta depende de cada caso. A revisão da vida toda pode ser vantajosa para quem tinha salários mais altos antes de julho de 1994 e passou a contribuir com menor quantia depois dessa data.
Por outro lado, pode não ser a melhor opção para quem teve salários mais baixos antes do Plano Real e passou a contribuir mais depois dessa data. Por isso, é fundamental fazer um cálculo prévio com um profissional especializado para verificar se a revisão vale a pena ou não.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp