Conecte-se conosco

Empresas

Funcionários acima dos 45 anos reduz a quantidade de faltas ao trabalho

Uma empresa de tecnologia com mais de 1.300 funcionários, chamada CTC, deu start no seu projeto de inclusão etária para tentar reverter a alta do absenteísmo

Publicado

em

Uma empresa de tecnologia com mais de 1.300 funcionários, chamada CTC, deu start no seu projeto de inclusão etária para tentar reverter a alta do absenteísmo, onde atingiu a marca de 23% durante a pandemia. Absenteísmo para quem não sabe é um termo utilizado pelo setor de Recursos Humanos onde indica a quantidade de vezes que os colaboradores faltaram o expediente de trabalho, ou resumidamente falando, indicador utilizado para verificar quem falta ao trabalho. Valter Lima, CEO da empresa CTC disse o seguinte: “Quando observamos os dados da empresa a gente consegue ver que o indicador próximo a zero ou ficando abaixo de 1% era dos funcionários que possuíam idade acima dos 45 anos.

Depois de ter verificado esta informação, a CTC acabou criando em parceria com a Comissão de Diversidade, um projeto para poder contratar alguns profissionais entre 45 a 71 anos para poder prestar apoio na área de teleatendimento de alguns determinados clientes da empresa. Misturando a equipe com colaboradores de idade mais avançada, a rotatividade acabou reduzindo de 37%, registrados em maio de 2020 para a casa dos 6% neste ano. A métrica do Absenteísmo caiu de 23% para 4%.

No ano de 2019, os funcionários que estavam atuando nesta área, eram jovens entre 20 e 26 anos, isso para os 113 funcionários que a empresa tinha. Hoje, cerca de 20% da equipe fica na faixa dos 20 a 29 anos, 40% entre 30 a 44 anos e os outros 40% entre 45 a 71 anos. Por conta dos números positivos, que foram apresentados a CTC tem ideia de estar aumentando esse projeto para outras equipes da empresa. “Essa mudança tem refletido em uma produtividade melhor e com isso acabaram vindo resultados melhores também”, disse Valter. Vale destacar também que a área de recrutamento e seleção da empresa também está adotando esse novo olhar para os candidatos, tendo como objetivo testar cada vez mais a forma de contratação de pessoas acima dos 45 anos em diversas áreas de atuação da empresa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS