Conecte-se conosco

Empresas

Funcionários da Americanas temem demissão em massa; veja o que pode acontecer

O fechamento de lojas das Americanas e demissão em massa de funcionários é uma das possibilidades da situação.

Publicado

em

Recentemente, foi anunciado o rombo encontrado nas finanças da Americanas, que já chega aos R$ 40 bilhões, não se fala mais em outra coisa. A possibilidade de falência paira sobre a empresa e são muitos os temores acerca disso.

Quem teme mais, e já está vivenciando os prejuízos, são os investidores que possuem ações da empresa. Isso porque, em um dia, elas tiveram queda de cerca de 80% na Bolsa de Valores.

Além disso, se a empresa falir e fechar as portas, serão mais de 44 mil funcionários demitidos, o que pode causar um bom prejuízo para a economia, principalmente em grandes centros. No entanto, neste momento, nenhum desligamento pretende ser feito.

Em reunião com os representantes da Americanas, o presidente do Sindicato dos Comerciários da cidade de São Paulo, Ricardo Patah, afirmou que o maior medo é que o rombo seja irreparável.

Não temos queixas de falta de pagamento, de descumprimento de convenção coletiva. Estamos assustados que as Americanas, que sempre cumpriram com seus deveres, tenham um buraco desse tamanho”, disse ele.

Antes de decretar falência, a empresa pode tentar um processo de recuperação fiscal. Mas caso não consiga se reerguer, os funcionários entram como prioridade no recebimento de seus direitos, à frente dos fornecedores, parceiros e credores.

Os direitos trabalhistas garantem até 150 salários mínimos por funcionário em casos de falência. Hoje, a empresa já conta com mais de sete mil processos trabalhistas, que somam um total de R$ 3 bilhões

Dependendo do caminho que a empresa seguir, os processos poderão aumentar, por isso, sair dessa situação será ainda mais difícil.

Mas a Americanas terá de tomar algumas decisões nas próximas semanas, entre elas, pode estar reduzir o tamanho da equipe para enxugar os gastos. A decisão deve ser tomada com o fechamento de algumas lojas, o que levará à consequente demissão de funcionários.

Embora não possam evitar as demissões, o sindicato pode participar das negociações, considerar um cenário melhor para os funcionários que possivelmente serão desligados da empresa.

A Americanas ainda não se pronunciou sobre o caminho que será tomado diante da situação e segue analisando o caso e tentando identificar o motivo do déficit.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS