Conecte-se conosco

Economia

Fundo Verde recomenda ‘hedge’ diante de cenário adverso

CEO Luis Stuhlberger: “dívida pública é a maior preocupação do mercado”

Publicado

em

Crédito: Luis-Estadao

“O melhor tratamento para cada dado (negativo) divulgado no mercado é o investimento em hedge”, sugeriu o CEO e CIO e gestor do Fundo Verde, Luis Stuhlberger, ao analisar, nessa terça (14) o cenário econômico nacional, em painel organizado pela Eleven Research. Entende-se como dados negativos a inflação aquecida, juros em ascensão e PIB perdendo o ‘pique’, antes do final do ano.

Dívida cruel – Dentro desse quadro atual adverso, Stuhlberger entende que “a dívida pública é uma das principais preocupações do mercado, com destaque para a questão dos precatórios, que não tem sido levada com a consideração necessária”. O CEO do Fundo Verde comenta, ainda, que “o descontrole dos gastos públicos pode elevar riscos no longo prazo, com impacto nos juros e na bolsa”.

Redução de risco – Segundo o site Wikipedia, hedge significa uma “cobertura ao instrumento que visa proteger operações financeiras contra o risco de grandes variações de preço de um determinado ativo” ou “operação que reduz ou elimina o risco com a variação de preços indesejados”.

EUA lentos – No que toca ao exterior, o executivo avalia que a desaceleração da economia norte-americana precisa ser vista com cautela, pois “os clientes estão cientes da necessidade de proteção”, acrescentando que o “VIX (Índice de Volatilidade) está baixo como prova de que o mercado está disposto a pagar um prêmio maior para a proteção”.

Segurança ao mercado – Sobre o pleito presidencial do ano que vem, o CEO do Fundo Verde assinalou que “seria melhor encontrar uma terceira via para o país, que o retire da polarização ideológica atual e seja “capaz de dar mais segurança ao mercado, especialmente no que tange à gestão da dívida pública e cumprimento do teto de gastos”.

Execução péssima – A respeito da atuação do ministro da Economia, Paulo Guedes, Stuhlberger foi direto e fulminante: “É boa na teoria, com péssima execução”, ao distinguir o momento de apresentação das propostas liberais na campanha de sua performance na pasta.

Eleven Sessions 2021 – Amanhã (16), Stuhlberger participa do encerramento do Eleven Sessions 2021, evento que conta com a presença do presidente da B3, Gilson Finkelsztain, do estrategista-chefe da Stockcharts David Keller, do CEO da Hashdex Cripto, Marcelo Sampaio, do diretor/Owner da RRG Research Julius de Kempenaer, e do sócio do Modalmais e estrategista-chefe da Eleven, Adeodato Netto.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS