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Gmail reforça segurança e começa a bloquear e-mails indesejados. Entenda

Para a segurança dos usuários, todos os e-mails enviados em grandes volumes agora precisam passar por um processo de autenticação. Entenda!

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A partir de fevereiro de 2024, o Gmail introduziu uma nova regra que vem causando um certo alvoroço entre os usuários: todos os e-mails enviados em grandes volumes precisam passar por um processo de autenticação.

Neil Kumaran, gerente de produto do Gmail, tinha dado a notícia ainda em outubro do ano anterior, destacando que a medida visa aumentar a segurança dos usuários contra fraudes e spam.

Por que o Gmail está fazendoisso?

O principal objetivo do Google com essa nova política é reduzir a quantidade de e-mails indesejados e perigosos, como phishing e malware, que chegam às caixas de entrada dos seus mais de 1,8 bilhão de usuários.

A empresa observou que muitos dos remetentes em massa não tomavam as precauções necessárias para proteger seus sistemas, deixando brechas para que invasores se infiltrassem.

Simplificando a segurança

Kumaran tranquilizou os usuários, afirmando que eles não precisariam se preocupar em entender os detalhes técnicos dos padrões de segurança de e-mail.

A ideia é que, com essas mudanças, os usuários possam confiar mais facilmente na origem dos e-mails recebidos. Para isso, o Google decidiu exigir autenticação reforçada para remetentes que enviam e-mails em grande quantidade.

Impactos das novas regras

Já se notam as consequências dessas mudanças, com usuários reportando erros ao receberem e-mails que não passaram pela autenticação exigida. A partir de abril, e-mails que falharem nesse critério serão definitivamente rejeitados.

O Google esperava que, ao começar a emitir erros temporários com códigos específicos, os remetentes ajustassem seus sistemas para cumprir com os novos requisitos.

Autenticação e a luta contra o spam

Apesar de a Inteligência Artificial (IA) do Gmail já ser bastante eficaz, bloqueando mais de 99,9% dos spams, phishing e malware, Kumaran esclarece que isso não basta. A autenticação dos remetentes de e-mail em massa é uma camada adicional de segurança para tornar as caixas de entrada dos usuários um lugar ainda mais seguro.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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