Agronegócio
Goiás se destaca como um dos maiores produtores de grãos do país
O investimento em tecnologias é um dos principais fatores da alta produção de milho e soja, principalmente.
O estado de Goiás tem se destacado cada dia mais na produção de grãos, e não à toa, os goianos alcançaram as primeiras posições em produtividade em muitas das principais culturas. Um total de 28,1 milhões de toneladas de grãos foram computados na Safra 2021/2022. Os dados são do 9º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O volume é recorde, sendo fruto de muito trabalho, conhecimento e principalmente, investimentos em tecnologias. Aliar pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da agricultura digital visando agregação de valor nas cadeias produtivas da agropecuária permitiu o aumento significativo da produção.
As 28,1 milhões de toneladas colocam Goiás como terceiro maior produtor nacional de grãos entre os estados e o Distrito Federal. Conforme a Conab, Goiás deve entregar o segundo maior volume de soja do país e a maior produtividade, com 4.0 toneladas por hectare.
Além da soja, o estado também se destaca no cultivo de milho, e deve produzir 10,2 milhões de toneladas do alimento na Safra 2021/2022. Não obstante, o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 aponta ainda que Goiás deve manter a liderança nacional nas produções de sorgo, girassol e tomate. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.
Em nível nacional, de acordo com a Conab, a produção total de grãos soma cerca de 271,3 milhões de toneladas na Safra 2021/2022.
Apesar dos bons índices e da grande importância no cenário econômico nacional, uma vez que a produção goiana de grãos impulsiona a exportação estadual, há aspectos negativos a serem mencionados. A agricultura é uma das atividades responsáveis por causar prejuízos ao bioma Cerrado, visto que desencadeia constantes desmatamentos e degradação do solo, além do uso de pesticidas em larga escala.
Desse modo, é importante se atentar não só aos números e a alta produção, mas também ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para produzir alimentos de forma sustentável.
-
MEI2 dias atrás
Em breve, 21 profissões vão PERDER o direito de ser MEI
-
Finanças1 dia atrás
Moeda de R$ 1 com erro raro pode valer fortuna! Confira valores
-
Política1 dia atrás
Nem todo mundo celebra o Natal — em alguns países, a data é proibida
-
Tecnologia23 horas atrás
Cuidado! 3 sinais indicam que a bateria do seu celular está prestas a explodir
-
Agronegócio2 dias atrás
É verdade que cultivar samambaia dá azar? Entenda essa história
-
Carreira2 dias atrás
20 cursos universitários com os maiores índices de empregabilidade no Brasil
-
Educação2 dias atrás
Educação de luxo: conheça as 10 escolas mais caras do Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Quer ter uma zamioculca sempre saudável? Veja as MELHORES técnicas de cultivo