Conecte-se conosco

Tecnologia

Google alerta sobre novo spyware italiano

Ao que tudo indica, uma empresa italiana é responsável por criar um novo spyware. Confira aqui o que está ocorrendo!

Publicado

em

No dia 23 de junho, a Alphabet, uma holding controladora do Google, fez a emissão de um alerta acerca de um spyware italiano que foi usado para espionar os usuários de smartphones que possuem os sistemas operacionais Android e iOS na Itália e no Cazaquistão.

Leia mais: Fast Shop tira site do ar após ataque hacker sofrido

De acordo com o Google, a empresa italiana RCS Lab foi a responsável pela criação do spyware. Ao que tudo indica, a companhia é conhecida no setor por criar ferramentas de espionagem, fornecendo trabalho à polícia de algumas unidades da União Europeia.

Em vista disso, em um comunicado à agência de notícias Reuters, a RCS disse que todas as ferramentas desenvolvidas pela empresa, bem como seus serviços, obedecem diretamente as leis europeias, enfatizando que não apoia nenhum tipo de atividade ilegal que ocorra por parte de seus clientes.

Vale salientar, também, que a empresa possui a capacidade de interceptar dados, vozes e rastrear alvos. Todavia, o Google chamou atenção para o fato de que esse tipo de conduta pode, em tese, contribuir diretamente e indiretamente para proliferar ferramentas de hacking nocivas e, consequentemente, armar governos que não conseguiriam construir esse tipo de ferramenta internamente.

O pesquisador de segurança digital do Citizen Lab, Bill Marczak, enfatiza que o spyware não é um dos mais poderosos e eficientes do mercado, como o Pegasus. Porém, possui a capacidade de ler mensagens e visualizar senhas dos aparelhos infectados por ele, o que já é um perigo dependendo do âmbito no qual a ferramenta é aplicada.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS