Conecte-se conosco

Tecnologia

Google lança PaLM-2, a IA que vai bater de frente com o GPT-4. Saiba tudo!

Empresa entra no mercado com novo modelo de inteligência artificial. Focado em lógica e raciocínio, ele foi treinado em mais de 100 idiomas

Publicado

em

Nesta última semana, Google lançou o concorrente direto do ChatGPT. Para quem acreditava que a companhia demoraria um pouco mais para divulgar detalhes sobre a própria inteligência artificial, se enganou. Ela já está entre nós!

Durante o evento Google I/O 2023, voltado para desenvolvedores, a empresa anunciou o PaLM 2, o mais recente modelo de linguagem de IA, que deve concorrer com o GPT-4 da OpenAI.

Entre as capacidades do sistema, o aprimoramento em lógica e raciocínio chama a atenção. O PaLM 2 passou por um treinamento multilíngue, com mais de 100 idiomas.

Foco

O modelo do Google foi criado para atuar em tarefas baseadas em texto, como raciocínio, codificação e tradução. Ele está dividido, ainda, em diferentes versões e tamanhos, que oferecem vários recursos.

O treinamento multilíngue permite que o PaLM 2 compreenda expressões idiomáticas em diferentes idiomas, o que faz dele um “expert” em compreensão contextual, algo não tão confiável em outras IAs generativas.

Versões especializadas

Entre as diferentes versões, algumas são especializadas e voltadas para áreas específicas. Existe, por exemplo, o Med-PaLM 2, focado em dados de saúde, e o Sec-PaLM 2, para dados de cibersegurança.

A ideia é que essas especialidades garantam maior confiança aos profissionais que decidirem utilizar a ferramenta para realizar buscas, pesquisas e consultas variadas relacionadas à própria área de atuação.

Já está disponível!

A boa notícia é que o Google já implementou o PaLM 2 em seus recursos e produtos, incluindo o chatbot Bard e aplicativos do Workspace. Ele está disponível desde a última quarta-feira (10).

Para que a IA funcione bem nos diferentes dispositivos e seja acessível, a companhia criou uma versão mais leve chamada Gecko. Ela pode ser executada em telefones celulares, por exemplo.

Lacuna preenchida?

O PaLM 2 significa um fechamento de lacuna para o Google. Até então, faltava para a gigante de tecnologia algo forte que lhe garantisse espaço e presença no mercado da inteligência artificial.

Alguns aspectos, no entanto, já geram preocupação, como a questão da privacidade, a proteção de dados e a possibilidade de geração de informações falsas e enviesadas.

O PaLM 2 foi treinado com grandes volumes de informações pessoais consideradas sensíveis. Além disso, embora ele ofereça melhor desempenho em lógica e raciocínio, ainda é preciso implementar mecanismos de verificação e validação das informações.

Essas questões serão enfrentadas por todas as IAs que já existem e serão lançadas, ainda. É uma realidade do setor.  Apesar disso, a chegada do PaLM2 representa um salto significativo, diante das opções atuais. É algo para ficar de olho.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS