Economia
Governo começa a pagar dois benefícios em fevereiro; veja quem serão os contemplados
Equipe econômica vem trabalhando para formalizar a antecipação do 13º salário do INSS e abono salarial PIS/Pasep já no próximo mês.
Com o aumento de casos e mortes pelo coronavírus no Brasil neste início de ano, o Governo Federal vem buscando soluções para conter o avanço da Covid-19 e minimizar seus efeitos sobre a economia do país. Uma das medidas neste sentido é a antecipação de dois benefícios já no mês de fevereiro. São eles o 13º salário do INSS e o abono salarial PIS/Pasep.
No caso do 13º salário do INSS, o governo pretende liberar a primeira parcela no mês que vem, e a segunda em março. O mesmo cronograma de pagamentos deve ser utilizado para o abono salarial.
A informação foi confirmada por um assessor do governo, em entrevista ao portal G1. “Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”.
A equipe econômica, liderada pelo ministro Paulo Guedes, já está trabalhando na formalização destas medidas, a fim de apoiar os brasileiros após a conclusão dos pagamentos do auxílio emergencial, sem comprometer o orçamento da União, enquanto não há uma decisão quanto à renovação do benefício.
Lembrando que o 13º salário é um benefício pago a segurados do INSS, normalmente no fim do ano. Desta forma, terão direito à antecipação os beneficiários que recebem aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, auxílio doença, auxílio acidente e auxílio reclusão.
Já o abono salarial PIS/Pasep é destinado a pessoas que trabalharam com carteira assinada durante pelo menos 30 dias no ano base, recebendo uma remuneração média de dois salários mínimos. Para receber o benefício, também é necessário estar inscrito no PIS, no caso de trabalhadores de empresas provadas, ou Pasep, para servidores públicos, há pelo menos cinco anos, e ter seus dados informados corretamente ao governo pelo empregador.

-
Política5 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Tecnologia12 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Política2 dias atrás
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo