Economia
Governo pagando SUAS parcelas do Minha Casa, Minha Vida? Veja se você se qualifica
Parte do público beneficiário será isento das parcelas do financiamento.
Atenção, contratantes do Minha Casa, Minha Vida! Recentemente, o poder público divulgou que os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e do Bolsa Família não precisarão mais pagar o parcelamento do financiamento.
Isso significa que tanto as pendências antigas quanto as futuras serão quitadas.
Portanto, todas as parcelas futuras dos grupos familiares participantes dessas duas iniciativas mencionadas acima serão zeradas.
Segundo o Ministério das Cidades, aproximadamente 600 mil brasileiros que recebem o Bolsa Família e 150 pessoas que usufruem do BPC serão beneficiados.
Essa regra se aplica a todos?
A resposta é não. Essa decisão se aplica somente a contratos com subsídio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) ou do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), independentemente de serem antigos ou novos.
Segundo o Ministério das Cidades, essa medida tem o objetivo de garantir que as pessoas que mais precisam tenham acesso a moradias dignas, assegurando que os investimentos em andamento sejam concluídos e os compromissos futuros sejam cumpridos.
Vale ressaltar que as parcelas já pagas até 28/09 não serão reembolsadas, pois a medida entrou em vigor a partir dessa data.
Quanto a contratações futuras, a possível isenção será avaliada pela Caixa Econômica Federal durante a análise da elegibilidade do candidato para o programa.
Portanto, esse público terá a oportunidade de adquirir uma casa gratuitamente. É importante destacar que essa isenção é permanente, e a pessoa não terá a obrigação de quitar novas parcelas, mesmo que pare de receber o BPC ou o Bolsa Família.
Além disso, as faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida também serão beneficiadas, com a redução dos parcelamentos de 120 para 60 meses.
Essas novas normas deverão ser regulamentadas em até 30 dias. Após esse período, as cobranças serão extintas, e o prazo para quitar o contrato será de 180 dias.

-
Tecnologia2 dias atrás
É possível usar o Google Maps sem ter internet; veja como
-
Finanças21 horas atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia14 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira18 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia4 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista