Conecte-se conosco

Economia

Governo propõe novo prazo para adoção do Novo RG pelos estados; Saiba mais!

Apenas onze estados brasileiros estão aptos a emitir o novo RG para os cidadãos, dessa forma, o Governo prorroga prazo para estados. Saiba.

Publicado

em

Os estados tiveram o prazo para começar a emitir o novo documento de identidade, CIN (Carteira de Identidade Nacional), prorrogado. O decreto do Governo Federal foi publicado na última sexta-feira, 06 de março.

Esse novo “RG” unifica o documento em todo o território nacional, o tornando mais seguro e moderno. Ainda, o CIN utiliza o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) como o único necessário para a identificação de um cidadão brasileiro.

O prazo para que as instituições de identificação se adequem se estende até o dia 6 de novembro de 2023. Para que a adequação aconteça, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos está sendo o responsável por prestar auxílio aos estados.

O prazo anterior para a adequação se encerrava nesse mês. No entanto, atualmente, apenas onze estados brasileiros estão aptos a emitir o novo documento.

Entre esses, podemos citar, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Piauí, Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Paraná.

Atualmente, já foram emitidos cerca de 200 mil documentos físicos CIN e na parte digital, cerca de 175 mil já foram baixados.

Tecnologia e Segurança

Anteriormente, era possível ter um número de RG em cada estado brasileiro, além de, é claro, o número do CPF, que é único. Dessa forma, era facilitado as fraudes.

Agora, com um único número de identificação, a segurança para os brasileiros é maior, evitando diversas fraudes. O CIN apresenta um único número para identificar o cidadão e tem validade em todo o território nacional. Para além disso, também conta com uma versão digital.

A tecnologia também auxilia na segurança e na facilidade. Esse novo documento conta com um QR Code, que é capaz de ser lido por qualquer aparelho apropriado, por exemplo, um smartphone.

A leitura do QR Code irá garantir a autenticidade do documento, assim como também mostrar se esse foi roubado ou extraviado.

Esse documento também conta com a MRZ, que é um código padrão que existem passaportes. Esse número possibilitará que o documento seja utilizado em viagens.

Até então, o Brasil apenas tem acordo com países do Mercosul para utilizar o documento de identificação nos postos migratórios. Para viajar para países que não fazem parte do bloco, é necessário utilizar seu passaporte.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS