Mercado de Trabalho
Hard e Soft Skills – habilidades essenciais para o sucesso profissional
Hoje, desenvolver habilidades sociais e comportamentais – as soft skills – é tão importante quanto ter certificações e fazer cursos.
Todo profissional já ouviu em algum ponto da sua carreira — ou de sua vida — que precisa estar sempre atualizado, fazendo cursos e assistindo palestras, para se destacar em sua área. Mas o que até pouco tempo passava despercebido, hoje se tornou tão importante quanto a qualificação profissional — as soft skills.
A verdade é que para se tornar um profissional de qualidade é necessário equilibrar os dois campos hábeis, mesclando as qualificações técnicas com as socioemocionais. Entre hard e soft skill, 3 áreas se destacam e ajudam o profissional a encontrar o sucesso desejado. Essas habilidades são as cognitivas, comportamentais e sociais.
Hard e Soft Skills
As skills são conjuntos de habilidades pessoais (soft skills) e profissionais (hard skills) que um indivíduo pode desenvolver ao longo de sua vida, esse conjunto o tornarão mais desejado no mercado de trabalho.
Soft Skills
Essas correspondem às características comportamentais. Essas qualidades podem ser naturais ou adquiridas. Entre as características mais valorizadas, estão as habilidades sociais e comportamentais.
As sociais têm a ver com como as pessoas interagem entre si, saber se expressar sem ofender. Esse conjunto de habilidades geram pessoas fáceis de conviver e interagir, e são extremamente importantes.
Uma das soft skills que tem chamado a atenção de recrutadores e empregadores é a chamada escuta ativa, que faz com que o profissional seja capaz de entender além do que está sendo dito. Tal característica abrange não só a fala, mas se atenta também aos gestos e expressões faciais.
No campo das skills comportamentais, as habilidades necessárias são as que envolvem a convivência com outros, e colaboram para o crescimento da comunidade e do ambiente profissional.
Hard Skills
As habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, mantém sua importância e devem ser desenvolvidas continuamente, assim como as soft skills.
Entre as competências técnicas mais populares, encontramos habilidades como o uso do Excel, Photoshop ou mesmo um segundo idioma.
É nesse campo que podemos desenvolver as habilidades cognitivas, desde as primordiais como a leitura ou a escrita, até as competências mais complexas como cálculos avançados, ou linguagem de programação.
Como adquirir ou desenvolver essas competências?
Para as habilidades técnicas, a resposta é fácil, por exemplo, um profissional que quer aprender Excel, deve se matricular em um curso na área. Mas como saber quais competências socioemocionais é preciso desenvolver, e mais importante, é possível adquirir tais qualidades, se não se nasceu com elas?
Sim, é possível. Para saber onde é preciso evoluir, o profissional deve dedicar um tempo para uma auto reflexão. Nesse momento, é importante ser honesto sobre si mesmo, buscar seus pontos fracos para melhorá-los e identificar os fortes para potencializá-los.
Uma ajuda nessa hora é ouvir a opinião sincera das pessoas que o conhecem e que se relacionam com você.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem