Conecte-se conosco

Mundo

Hinat Revivida: Conheça a Mulher dos 2 Mil Anos Recriada em Sensacional Descoberta Científica!

Pesquisadores recriaram uma mulher que viviu há 2 mil anos trás, apelidada de Hinat. Veja como foi feito o estudo e a recriação.

Publicado

em

hinat

Um grupo de pesquisadores na Arábia Saudita reproduziu a imagem aproximada de uma mulher nabateia, apelidada de Hinat. Seus restos mortais foram enterrados entre 80 esqueletos em uma tumba de 2.000 anos em Hegra.

O local é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO, que fica na antiga AIUla. O esqueleto da mulher foi desenterrado para estudo em 2015.

A pesquisa revelou que Hinat viveu entre 40 a 50 anos de idade, além disso, tinha um status social médio, conforme a magnitude de seu enterro, segundo o National Geographic. Seu nome estava esculpido em uma fachada da tumba.

Para realizar a reconstrução facial de Hinat, uma equipe especializada nesse tipo de trabalho usou toda sua bagagem de conhecimento de ciência forense e paleopatologia e também uma tomografia computadorizada.

Além disso, uma impressora 3d de alta tecnologia foi utilizada para recriar a imagem da mulher. Os especialistas recriaram suas feições e o cabelo coberto por um lenço, como na tradição saudita.

Os nabateus se destacam por sua habilidade como comerciantes e pela construção de uma rede de cidades e fortificações ao longo das rotas comerciais.

Image credit: Royal Commission for AlUla

A cidade de Petra, na Jordânia, é um dos exemplos mais impressionantes da arquitetura nabateia e é considerada uma das maravilhas do mundo antigo. Segundo a arqueóloga Laila Nehmé, que atuou como diretora do projeto, à National Geographic:

Os nabateus são um tanto misteriosos: sabemos muito, mas ao mesmo tempo sabemos muito pouco porque não deixaram nenhum texto ou registro literário.

Escavar esta tumba foi uma oportunidade maravilhosa para aprender mais sobre a ideia deles sobre a vida após a morte.

Os pesquisadores utilizaram ferramentas criativas para reproduzir Hinat, pois existem poucos registros do povo nabateano. Os especialistas usaram dados arqueológicos para elaborar um perfil das mulheres que viviam naquela época e naquela civilização.

Alguns objetos encontrados na tumba colaboraram com essa reprodução de imagem, como vestido e pedaços de tecido. A imagem de Hinat está em exibição no Hegra Welcome Center, em AIUla.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS