Agronegócio
Hora de plantar: aprenda a fazer adubo caseiro com itens que você tem em casa
Saiba como reaproveitar restos de alimentos para fazer composto orgânico para suas plantas.
Diariamente, nós, seres humanos, produzimos uma quantidade significativa de lixo. Grande parte desses resíduos, inclusive, é formado por restos de comida e produtos orgânicos, que poderiam ter destinação diversa, muito mais útil e sustentável.
Por isso, a partir de hoje, não vale mais jogar restos de frutas, verduras e legumes no lixo! Saiba que você pode utilizar tudo isso para fazer adubo para suas plantas.
O processo é muito simples e além de ser uma alternativa muito benéfica para as verdinhas da sua casa, o meio ambiente agradece! Então, confira essas dicas!
Como fazer adubo caseiro
Como já mencionado, a produção de adubo orgânico contribui para a diminuição do lixo produzido, já que a maioria dos alimentos consumidos in natura, podem ser reaproveitados para a produção do composto.
Desse modo, basta separar os restos de alimentos crus, como verduras não temperadas, folhas, cascas, frutos podres, bagaços, borra de café, cascas de ovos, entre outros.
Mas, atenção! Não utilize carnes e alimentos cozidos. Depois, vamos utilizar a técnica de compostagem, onde todo esse lixo orgânico, passa por um processo de fermentação aeróbica, se transformando em um composto.
Passo 1
Dessa forma, separe o material orgânico coletado e coloque em um balde plástico com tampa. Vá distribuindo os restos de alimentos em camadas, intercalando com palha ou folhas secas.
Passo 2
Deve-se iniciar sempre com as folhas ou a palha, que formarão a primeira camada, colocando sobre elas os restos orgânicos disponíveis. Toda vez que colocar uma camada de resíduos alimentares, molhe bem até escorrer e, em seguida, cubra com as folhas ou a palha de modo a tapar os restos de comida.
Após preencher todo o balde, tape e deixe em local com corrente de ar e bastante iluminação direta.
Passo 3
Montada a pilha, o tempo para fermentação do composto é de até 60 dias. É importante fazer reviradas a cada 20 dias. Outra vantagem desse tipo de preparo, é que a produção do adubo não exalada cheiro forte.
Resultado
O composto pronto se parece com terra e pode ser utilizado diretamente sobre o substrato das plantas, para adubar vasos, jardineiras, canteiros e jardins, bastando, pois, que se espalhe levemente pela superfície. É o suficiente para que a planta incorpore todos os nutrientes. Aí, é só regar como de costume.
Além de fazer suas plantinhas muito mais felizes e saudáveis, produzir seu próprio adubo é uma questão de consciência ecológica, visto que, você pode transformar seu lixo orgânico em algo bastante útil, contribuindo, desse modo, para um meio ambiente mais sustentável.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?