Conecte-se conosco

Economia

Ibovespa futuro abre em queda, em linha com Nova York

Mercado fica à espera da apresentação da reforma administrativa e de dados econômicos.

Publicado

em

O Ibovespa futuro sinaliza que hoje será mais um dia de queda na Bolsa. Às 9h50, o índice doméstico registrava recuo de 0,55%, aos 101.935 pontos, acompanhando o futuro do Dow Jones, que caia 0,10%, aos 29.065 pontos. Ontem, a Bolsa encerrou em queda, pressionada pelas ações dos bancos e da Vale.

A expectativa hoje é a proposta da reforma administrativa, que foi encaminhada ao Congresso e deve ser conhecida. As mudanças previstas afetam os servidores, que já se mostram preocupados.

Embora a entrega da reforma ao Congresso tenha sido bem recebida pelo mercado, ela não deve ser suficiente para empurrar o Ibovespa além dos 100 mil pontos. A expectativa é que o projeto apresente medidas para facilitar e acelerar privatizações e mudança na estabilidade dos funcionários públicos. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a proposta deve ser apresentada às 18h00.

Outra notícia que pode trazer alguma pressão aos negócios é a decisão da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que muda o parecer que limita recrutamentos até 2021. A iniciativa havia sido incluída pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em projeto para evitar a expansão dos gastos com funcionalismo.

A questão da flexibilização do teto dos gastos e o impasse entre o presidente e a equipe econômica segue no radar, com a dúvida de onde virá o dinheiro para manter o auxílio emergencial de R$ 300,00 até o final do ano.

Logo mais serão divulgados os dados da produção industrial, que pode impor mais algum otimismo aos negócios, se os números reforçarem o ritmo de recuperação da atividade econômica.

Nos Estados Unidos, hoje estão previstos os pedidos semanais de auxílio-desemprego, o saldo da balança comercial e os índices PMI e ISM sobre a atividade no setor de serviços.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS