Economia
Ibovespa opera quase estável com ajuda do setor bancário
Às 11:43, o Ibovespa caía 0,09 %, a 95.393,8 pontos. O
O Ibovespa caminhava na direção contrária à dos mercados e beirava a estabilidade nesta sexta-feira, com as ações do setor bancário em alta e os temores sobre o diagnóstico positivo para a Covid-19 do presidente dos EUA Donald Trump se balanceando.
Às 11:43, o índice de referência recuava 0,09 %, para 95.393,8 pontos. O giro financeiro da sessão totalizava 7,3 bilhões de reais.
O Ibovespa chegou a tocar queda de quase 1% conforme os mercados externos influenciavam uma liquidação global de ativos após a notícia do diagnóstico de Covid-19 de Trump.
Outro destaque do dia são os dados do payroll dos EUA, que mostraram a criação de 661 mil postos de trabalho no mês passado, frente a previsão de economistas de 850 mil vagas.
Na cena brasileira, o presidente Jair Bolsonaro disse na noite de quinta-feira que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é o “cara da política econômica” e que a “palavra final” é dele.
A fala vem após reações negativas do mercado nos últimos dias depois que o anúncio da proposta do programa Renda Cidadã aumentou a incerteza sobre a situação financeira do país.
Em nota, Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, disse que o presidente “reiterou total apoio à agenda econômica de Paulo Guedes e ao ministro em si, retirando o peso que se colocou nas costas da equipe econômica nas últimas semanas, dadas as soluções inviáveis criadas pelo ala política do governo”.
Também no cenário doméstico a produção da indústria continuou em recuperação em agosto, com avanço de 3,2% ante o mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse meio tempo, a Febave divulgou pesquisa que mostra que as vendas de setembro foram as maiores de 2020, com segmentos como caminhões e motocicletas sofrendo com falta de componentes.
Destaques da manhã
BRADESCO PN disparava 2,5%, SANTANDER BR UNT subia 2,7% e BANCO DO BRASIL ON saltava 1,9% e ITAÚ UNIBANCO PN tinha alta de 1,8%, com o setor liderado os ganhos e evitando uma queda acentuada do índice. Como pano de fundo, o presidente Jair Bolsonaro editou Medida Provisória que aumenta de 35% para 40% a margem de crédito consignado para beneficiários do INSS.
MAGAZINE LUIZA ON recuava 1,3% após anunciar a finalização da compra da transportadora GFL Logística. A empresa disse que o negócio vai aumentar “de forma significativa” alguns serviços para vendedores de seu marketplace.
MARCOPOLO PN desvalorizava-se 1,1% depois de dizer que vai fechar sua fábrica no Rio de Janeiro para lidar com os efeitos da pandemia.
PETROBRAS PN e PETROBRAS ON caíam 2,1% cada, na esteira da forte queda nos contratos futuros do petróleo. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a venda de refinarias pela petrolífera sem autorização do Congresso Nacional.
LINX ON (que não está no Ibovespa) perdia 1,2%. A companhia aprovou protocolo para ser incorporada pela companhia de meios de pagamentos Stone e marcou para 17 de novembro assembleia de acionistas para aprovação do negócio anunciado. TOTVS tinha desvalorização de 0,1% e STONE, nos Estados Unidos, despencava 1,1%.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos20 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia23 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças9 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples