Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa segue Nova York e tem dia de recuperação

Ações do setor de siderurgia e a Petrobras apresentam forte recuperação e contribuem para puxar o índice para o terreno positivo

Publicado

em

O Ibovespa opera em alta acompanhando o movimento de Wall Street, após a queda da véspera. Às 12h10, o índice doméstico registrava alta de 0,69%, aos 100.741 pontos. O giro financeiro era de R$ 7,289 bilhões.

As ações do setor de siderurgia e a Petrobras apresentam forte recuperação e contribuem para puxar o índice para o terreno positivo. Entre as siderúrgicas, Usiminas subia 4,55%,  Gerdau avança 4,92% e CSN tinha ganho de 4,63%. Petrobras, que na véspera sofreu com a queda do petróleo no mercado internacional, há pouco registrava alta de 1,43%, acompanhando a recuperação da commodity.

Logo cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,24% em agosto, ante 0,36% em julho. Esse é o maior resultado para um mês de agosto desde 2016, quando o IPCA foi de 0,44%. No ano, o indicador acumula alta de 0,70% e, em 12 meses, de 2,44%, acima dos 2,31% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2019, a variação havia sido de 0,11%. Esse é o principal indicador do dia e vai direcionar as expectativas do mercado em relação à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima semana.

Do lado político-fiscal, o investidor segue preocupado com a possibilidade de rompimento do teto, devido aos seus efeitos negativos sobre a confiança, a formação das taxas de juros e a própria recuperação econômica. No entanto, alguns analistas avaliam que se o governo adotar medidas para retenção de gastos e avançar com as reformas, o rompimento pode ter seu efeito atenuado.

Para o Head de renda variável da Messem Investimentos William Teixeira, embora o risco político-fiscal exista e siga no radar de atenção dos investidores, esse também pode ser um bom momento para buscar oportunidades na Bolsa. “Em contrapartida ao risco político-fiscal temos possibilidades interessantes na Bolsa, com papéis atrativos de bancos e empresas de proteína”, pondera.

Nos EUA, o índice Dow Jones subia 1,82%, aos 28.001 pontos e o Nasdaq avançava 2,47%, aos 11.116 pontos.

Nos últimos dias as bolsas em Nova York foram impactadas negativamente pela queda das ações das empresas de tecnologia, o que levou muitos investidores a se desfazerem desses papéis com medo de uma possível “bolha”. Para Teixeira, o movimento reflete excesso de liquidez. “Não acho que seja uma bolha, acredito que seja excesso de liquidez. Com o juro ao redor do mundo perto de zero o investidor migrou para outros tipos de ativos e as empresas de tecnologia acabaram sendo uma alternativa. O cenário de pandemia foi favorável para esse setor e ele acabou sendo a bola da vez”, avalia, acrescentando ainda que essas ações não estão perdendo valor em relação ao início do ano.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS