Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda 2021: EY lança aplicativo para ajudar na declaração

Plataforma conecta contribuinte pessoa física a especialistas tributários durante o ano todo. Veja como funciona.

Publicado

em

Imposto de Renda 2021: Veja calendário da restituição e cronograma de pagamentos

A EY lançou uma plataforma para ajudar os contribuintes pessoa física que fazem sua declaração de Imposto de Renda sozinhos. De acordo com um levantamento da consultoria, 60% dos brasileiros prestam contas com a Receita Federal sem a ajuda de um profissional especializado.

Somente em 2020, cerca de 34 milhões de pessoas declararam IR, e mais de 1 milhão delas caiu na malha fina. Segundo a Receita Federal, grande parte dos erros ocorreu por engano ou desconhecimento das regras. Pensando nesse público, a empresa criou a ferramenta EY TaxChat, que conecta contribuintes a especialistas em tributação.

“A ideia é fazer com que as pessoas eliminem qualquer dificuldade e tenham o apoio de especialistas sem a necessidade de encontros presenciais ou de manipular papéis. A grande vantagem é que tudo passa a ser feito de um jeito mais simples e totalmente virtual”, disse Tatiana da Ponte, da EY-Foundry.

Como funciona a plataforma

O acesso pode ser feito pelo computador ou aplicativo, que vão solicitar informações pessoais e fiscais sobre o usuário. Com base nesses dados, o sistema avalia o tempo que será gasto pelo especialista, a quantidade de documentos a serem enviados e a complexidade da declaração.

O serviço custa a partir de R$ 250, mas quem antecipar processos no pré-registro pode ganhar descontos. Depois da contratação, o contribuinte deverá fazer o upload dos documentos solicitados e poderá conversar com um consultor para tirar suas dúvidas. O pagamento é feito com cartão de crédito, e a declaração é enviado antes para que seja aprovada pelo cliente.

O EY TaxChat fica disponível durante todo o ano, permitindo a realização de retificações, cálculos mensais de impostos sobre renda variável, ganhos de capitais na venda de bens e de aluguéis, entre outros serviços.

Leia mais: Quem recebe Bolsa Família precisa declarar Imposto de Renda em 2021?

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS