Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda 2022: saiba mais sobre o pagamento da restituição

Confira aqui tudo que você precisa saber acerca do Imposto de Renda no ano de 2022.

Publicado

em

Já saiu a data para o pagamento da segunda parcela do Imposto de Renda. Nesse sentido, vale lembrar também que a restituição do IR 2022 já está sendo liberada desde o dia 31 de maio para um grupo específico. O Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo governo via Receita Federal, de forma anual, relativo aos ganhos dos contribuintes. O prazo para a declaração do Imposto de Renda, inclusive, foi finalizado no dia 31 de maio.

Leia também: Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda? Confira o que dizem os especialistas

Nessa perspectiva, aqueles que não entregaram a declaração do Imposto de Renda no prazo determinado deverão ficar atentos à malha fina. Em vista disso, é importante deixar claro que o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda também foi liberado no dia 31 de maio.

É importante lembrar que a restituição do Imposto de Renda é entregue primeiro às pessoas que possuem prioridade legal, como idosos acima dos 60 anos de idade, contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental, pessoas que possuem moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois dessas categorias, a restituição do Imposto de Renda passa a ser entregue na ordem em que o envio da declaração foi feito.

Nesse sentido, aqueles que entregaram a declaração do IR de maneira antecipada irão receber a restituição mais cedo dos que acabaram enviando o documento em cima do prazo. Ao que refere-se ao segundo lote do Imposto de Renda de 2022, esse será pago neste mês, até o dia 30. Ao todo, serão pagos cinco lotes, conforme o seguinte calendário: 31 de maio; 30 de junho; 29 de julho; 31 de agosto; e 30 de setembro.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS