Empresas
Inesperado: Concorrentes no Chocolate se Unem! Saiba por que Duas Grandes Marcas se Juntarão – Surpreenda-se!
Você prefere os chocolates da Nestlé ou da Garoto? Em breve, essas marcas deverão se unir, pois a Nestlé comprou a concorrente em 2002.
Se você vivia em dúvida sobre quais são seus chocolates favoritos, os das Nestlé ou da Garoto, saiba que essas duas marcas famosas estão bem próximas de se tornar uma só.
Isso deverá acontecer porque a Nestlé iniciou o processo de compra da sua concorrente, Garoto, em 2002. No entanto, apenas agora, 21 anos depois, a venda deverá ser analisada e finalmente concluída.
A expectativa se encontra alta porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, deverá, finalmente, analisar o caso.
21 anos: Qual o motivo de tanta demora?
O processo de compra inicialmente se deu em 2002, no entanto, dois anos mais tarde, em 2004, ele foi vetado pelo Cade. Não satisfeita, a Nestlé decidiu recorrer à Justiça.
Em 2005, a ação de compra voltou a ser autorizada, mas a felicidade não durou muito porque em 2009, novamente, a decisão veio a ser anulada, e o processo de compra, paralisado.
A briga judicial pela aquisição da concorrente durou tanto tempo que alterações nas leis vieram a acontecer, tanto que, em 2012, o Cade passou a ser o órgão responsabilizado por autorizar vendas e compras de empresas, o que, anteriormente, só vinha a acontecer após a aquisição.
Por esse motivo, a operação de compra precisou ser cancelada no ano de 2004. Nessa época, concorriam, lado a lado, a Nestlé, com 34% do mercado de chocolates no país, e a Lacta, com uma fatia de 33% do mercado de chocolates.
Com a aquisição da Garoto pela Nestlé, essa seria responsável por uma fatia bem maior, que corresponderia a 58% do mercado de chocolates no Brasil.
Todo esse processo continuou na Justiça, até que, no ano de 2018, o Tribunal Regional Federal (TRF) acatou um dos recursos solicitados pela Nestlé.
Dessa forma, o TRF fez com que o Cade tivesse que reabrir o processo de aquisição, o que só veio realmente a acontecer no ano de 2021.
Com o processo reaberto, o Cade veio a desistir da disputa judicial e deverá analisar o caso para, finalmente, após 21 anos, finalizar a aquisição da Garoto pela Nestlé, unindo as duas gigantes do mercado dos chocolates.

-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia5 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política19 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana