Conecte-se conosco

Economia

Informação ao alcance de todos: Google facilita buscas sobre o Bolsa Família

Publicado

em

O Google fez um anúncio importante no último dia 27 de junho. A empresa vai implantar uma série de recursos especiais para atender o público brasileiro.

Conforme as informações, a companhia pretende facilitar o acesso aos dados e informações seguras sobre serviços públicos e benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Seguro-Desemprego.  

Assim que o usuário pesquisar algo relacionado a esses tópicos, um painel grande aparecerá em destaque na tela de resultados. Esse quadro trará informações de fontes oficiais e confiáveis.

O objetivo é apresentar respostas para as perguntas mais comuns sobre cada um dos temas. Elas serão resumidas de forma didática, com dados sobre quem tem direito a receber os benefícios e o passo a passo para se cadastrar.

Apoio  

A medida conta com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), responsável pelo portal Gov.Br.

Segundo o Google, nos últimos cinco anos, as pesquisas sobre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil aumentaram 250%. As principais perguntas foram:

  • Como se cadastrar?
  • Quem tem direito ao Bolsa Família?
  • Como saber se fui aprovado?

Vacinação  

A mesma iniciativa se estenderá também para assuntos de saúde. Com o objetivo de conter a queda das taxas de vacinação no país, o Google vai facilitar o acesso às informações sobre postos de saúde espalhados pelo Brasil.  

No momento em que o usuário buscar por termos, como “postos de saúde perto de mim”, “postos de vacinação” ou “vacina perto de mim”, por exemplo, os resultados mostrarão os locais mais próximos, com endereço, telefone e horário de funcionamento.  

A companhia anunciou, ainda, um esforço para aumentar o banco de dados sobre as unidades de saúde e, também, para orientar os gestores sobre como manter as informações atualizadas na página Perfil da Empresa.

Trabalho

A novidade do Google vai beneficiar também a busca por empregos, com informações mais precisas sobre oportunidades de trabalho para prestadores de serviço, freelancers e outros.

A plataforma consultará 320 mil vagas disponíveis na base de dados Trabalha Brasil do Banco Nacional de Empregos (BNE). Nela, existem vagas para temporários, empreiteiros, encanadores, diaristas e outras categorias.

Até o final deste ano, a expectativa é que o número chegue a 1 milhão de vagas cadastradas. Elas aparecerão para o usuário de forma personalizada, conforme o perfil e as opções de filtro adotadas. Cada pessoa poderá, também, programar um alerta para quando uma nova oportunidade surgir.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS