Saúde
Inimigo à mesa: Revelado agente cancerígeno em comidas comuns!
Agência Europeia alerta para composto químico que pode causar câncer pode ser encontrado em muitos alimentos.
Quem se preocupa com a qualidade de vida deve estar sempre atento à alimentação. Recentemente, um novo alerta foi lançado: um composto químico encontrado nos alimentos pode causar câncer.
Formado a partir de reações entre aminas e nitritos, as nitrosaminas são muito utilizadas na conservação de comidas, porém tem se mostrado grandes vilãs. Elas estão presentes em produtos como cervejas, cacau, peixes processados e alimentos à base de carne curada, mas são consideradas cancerígenas.
A maior exposição a esses compostos vem da carne, principalmente as processadas, e seus derivados. Além desses produtos, os compostos podem ser encontrados em menores quantidades em alimentos fermentados ou em conserva, assim como em condimentados, cereais, vegetais processados, leites e produtos derivados do leite.
Perigos da substância
Um estudo publicou os possíveis danos que as nitrosaminas causam em animais e humanos, e o surgimento de tumores no fígado foi considerado um deles. Entre os indivíduos que ingeriram o composto na alimentação, o desenvolvimento de câncer no trato intestinal foi 75% maior em relação aos que não ingeriram.
O alerta, lançado no último dia 28 pela Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), também chama a atenção para outro efeito negativo do consumo da nitrosamina: danos ao DNA.
Ficou claro, nos estudos em que a EFSA se baseou para lançar os alertas, que o risco para o desenvolvimento de câncer, seja hepático ou no trato intestinal, é grande.
A melhor forma de diminuir a ingestão de nitrosaminas é equilibrando a alimentação por meio de uma dieta com maior variedade de produtos naturais, mesmo não deixando de lado o consumo de industrializados. Vale lembrar que mudanças na alimentação devem ser acompanhadas por um médico ou um nutricionista, garantindo que as alterações sejam sempre positivas.
É sempre importante ficar de olho no rótulo dos produtos para saber se em sua composição há produtos que sabidamente possam causar preocupação em relação à sua saúde.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp