Conecte-se conosco

Economia

INSS: aprenda a receber valores atrasados, depois de ganhar a ação

Instituto Nacional de Seguridade Social

Publicado

em

Quando você move uma ação para receber os atrasados do INSS, é necessário saber como será feito este recebimento, pois, na maioria das vezes os valores são altos, por serem retroativos.

Este valor se acumula, justamente porque a data para o benefício inicia-se a partir do momento em que se cumpre o requisito básico.

INSS

Valores atrasado através de pedido administrativo

O Requerimento administrativo é quando o beneficiário opta por ir direito ao INSS e faz o requerimento por lá.

Logo se o seu benefício for concedido por meio do pedido administrativo, o INSS irá enviar uma carta de concessão para o endereço onde você reside, nesta mesma carta terá o valor do benefício, com isto, se tudo estiver correto, a partir da data do primeiro pagamento, o beneficiário irá receber os atrasados.

Valores em atraso através do processo judicial

Na ação judicial, o pagamento é feito pela requisição de pequeno valor, ou pelo precatório, todo esse processo é um pouco mais longo, uma vez que o benefício é concedido, o mesmo é encaminhado para um Contador Judicial, para que seja feita cálculos devidos, para apresentar ao INSS o valor que deverá ser pago ao segurado que ganhou a ação.

Feito a apresentação do valor, o juiz irá realizar a homologação e então o segurado terá os seus direitos aos valores retroativos e será decidido se o benefício será pelo Precatório ou pela requisição de pequeno valor (RPV).

Requisição de Pequeno valor

Nesta opção, o valor devido do INSS não poderá ultrapassar o valor de 60 salários mínimos, sendo mais ágil do que o precatório, tendo um prazo de 60 dias.

Recebimento pelo precatório

Neste os pagamentos são superiores a 60 salários mínimos e o prazo é um pouco mais demorado, sendo por um período de 18 a 24 meses de espera, mas o segurado pode escolher ficar com o teto de 60 salários para fazer a requisição de pequeno valor, ou até mesmo esperar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS