Finanças
INSS concederá o 13º salário em cota única para alguns segurados; veja!
Calendário das pessoas que ficaram de fora do recebimento das parcelas dupla do 13º salário saiu. Veja quem irá receber e quando!
O 13º é um benefício destinado a todos os trabalhadores que atuam em regime CLT. No entanto, pessoas seguradas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também possuem esse direito.
Como previsto, o INSS pagará o 13º salário para os seus segurados. Normalmente, esse benefício é ofertado aos segurados em duas parcelas, no entanto, esse ano será liberado em cota única, com isso, será realizado o pagamento do 13º salário aos segurados incluídos recentemente na folha de pagamento.
Nesse sentido, o pagamento em cota única será destinado para aquelas pessoas que começaram a receber algum tipo de benefício do INSS posterior ao mês de maio deste ano. Esse benefício será depositado em novembro e o calendário possui como base o padrão do instituto de pagar de acordo com o número final do NIS do beneficiário.
Isso ocorre devido ao fato que não houve tempo para essas pessoas serem incluídas na antecipação do 13º salário. As duas parcelas já foram pagas este ano nos meses de abril e junho. Nesse contexto, as pessoas que receberam essa antecipação já eram seguradas da autarquia desde 20, ou até os primeiros meses do ano de 2022.
Da mesma forma que é ofertado aos trabalhadores, esse benefício também é ofertado aos segurados e possuem as mesmas características. A remuneração é igual ao valor do benefício ou salário mensal, que é pago em duas parcelas. No entanto, a diferença é que ocorre a incidência de impostos na segunda parcela.
Dessa maneira, caso você possua aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário maternidade, você receberá o 13º salário.
Para realizar a consulta do 13º salário, você pode realizá-la de três maneiras diferentes: pelo site do INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento do Instituto pelo telefone 135.
Por fim, como de costume, o calendário de pagamento foi dividido em dois grupos distintos. O primeiro é referente aquelas pessoas que recebem um salário-mínimo e o segundo se refere às pessoas que recebem mais de um salário-mínimo até o teto do INSS, que é 7.087,22.
Quem recebe um salário-mínimo
Benefício final 1: 24 de novembro;
Benefício final 2: 25 de novembro;
Benefício final 3: 28 de novembro;
Benefício final 4: 29 de novembro;
Benefício final 5: 30 de novembro;
Benefício final 6: 1 de dezembro;
Benefício final 7: 2 de dezembro;
Benefício final 8: 5 de dezembro;
Benefício final 9: 6 de dezembro;
Benefício final 0: 7 de dezembro.
Quem recebe acima de um salário-mínimo
Benefício final 1 e 6: 1 de dezembro;
Benefício final 2 e 7: 2 de dezembro;
Benefício final 3 e 8: 5 de dezembro;
Benefício final 4 e 9: 6 de dezembro;
Benefício final 5 e 0: 7 de dezembro.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas