Bancos
Lula confirma as mudanças no consignado do INSS, mas terá de convencer as instituições financeiras
Como noticiado, a mudança nos juros do consignado do INSS foi confirmada pelo presidente, que agora precisa convencer as instituições.
Após anunciada a redução do teto dos juros do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi de 2,14% para 1,70%, diversas instituições financeiras suspenderam o fornecimento de crédito nesta modalidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou as mudanças, mas reconheceu que o assunto poderia ter sido abordado de maneira mais efetiva pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para que as medidas não gerassem efeitos contrários aos pretendidos pelo Governo Federal.
Agora, o que Lula está se empenhando em fazer é dialogar com o setor de bancos e instituições financeiras, buscando uma alternativa que seja viável para as partes, visto que os beneficiários do INSS não podem ficar sem essa opção de crédito.
Nas palavras do presidente:
“Uma coisa que era para ser 100% boa, favorável, criou um clima de insatisfação nos bancos, que precisavam ter sido preparados, avisados. Porque a gente não pode baixar com a facilidade que quer que eles baixem [os juros]. Mas, de qualquer forma, a terra é boa e vamos ver como fazer para baixar os juros de verdade.”
Até o presente momento, as instituições que suspenderam a modalidade de crédito não deram maiores detalhes sobre como lidarão com a situação.
É importante esclarecer que a determinação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) somente será aplicada para os novos contratos de empréstimo consignado dos beneficiários do INSS, de modo que aqueles firmados anteriormente devem ser cumpridos conforme acordado à época.
Agora, o que resta é aguardar e acompanhar os diálogos do presidente e também do governo com os bancos e instituições, para conferir se o teto de juros será mantido no que foi decidido pelo CNPS ou se chegarão a um acordo mútuo diferente, que seja capaz de agradar todos os lados envolvidos no tema.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio9 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças16 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer