Economia
INSS muda regras para crédito consignado e pode liberar 14º salário
Aposentados e pensionistas que precisam de crédito consignado precisam ficar atentos às novas regras do INSS.
Mudanças no crédito consignado já estão valendo para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). As alterações dizem respeito ao bloqueio e desbloqueio dos empréstimos pelos segurados, bem como ao local e à forma de pagamento.
Leia mais: Devolução do auxílio emergencial: 627 mil pessoas precisarão restituir o benefício
De acordo com as regras publicadas no Diário Oficial da União, os cidadãos precisam estar nos níveis prata ou ouro para utilizar os serviços citados. Até então, alterações podiam ser feitas por quem é nível bronze.
Esses níveis são referentes ao cadastro no sistema Gov.br, ou seja, quanto mais completo, mais alto. Para aumentar o seu, o segurado precisa permitir o cruzamento de outras bases de dados e leitura de QR Code ou código de acesso.
Além disso, o envio de documento oficial com foto pessoal por meio do aplicativo ou site Meu INSS, que era opcional, passou a ser obrigatório. O documento também será exigido em atendimentos presenciais.
Os aposentados e pensionistas que fizeram um pedido de bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado, mas ainda não enviaram o documento de identificação, terão que fazer isso para que o procedimento seja autorizado.
14º salário
Desde o início da pandemia, muito se fala sobre o pagamento de um 14º salário para beneficiários do INSS. O objetivo seria conter os impactos da crise econômica na vida desses grupos, especialmente porque a liberação do 13º salário foi antecipada neste ano.
Contudo, a proximidade do fim do ano, o avanço da vacinação no país e a falta de verbas do governo federal devem impedir a aprovação do projeto. O texto ainda está em tramitação, mas é bem provável que não avance.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025