Conecte-se conosco

Finanças

INSS: O que mudou nas regras para empréstimos consignados?

Objetivo é garantir mais proteção ao grupo de aposentados e pensionistas. Público tem sofrido com a elevada incidência de crimes cibernéticos.

Publicado

em

Dinheiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu novas regras no âmbito de empréstimos consignados diante do aumento crescente de golpes e crimes cibernéticos. O objetivo é garantir mais proteção ao grupo de aposentados e pensionistas, que tem sofrido com a elevada incidência de transgressões.

Leia mais: INSS vai mudar valor do BPC, aposentadoria e auxílio doença

Para quem não sabe, o empréstimo consignado é uma categoria de crédito que permite a instituição financeira descontar o valor das parcelas de um acordo diretamente da folha de benefício, em se tratando dos beneficiários do INSS, ou salário, no caso de servidores públicos. Ou seja, os descontos são feitos diretamente da renda do contratante.

Novas regras do crédito consignado

Segundo as novas regras, os segurados que forem em busca de crédito consignado terão que disponibilizar uma quantidade maior de informações à autarquia para conseguir fechar um acordo nessa categoria de crédito. A ideia é evitar que criminosos contratem empréstimos consignados sem o conhecimento do aposentado ou pensionista.

Para ter acesso ao serviço de maneira mais segura, o segurado precisa atingir um determinado nível de cadastro no sistema do governo. Isso significa que quem está à procura de empréstimos consignados deve agora apresentar o nível prata ou ouro de cadastro para contratar o serviço.

Esse status pode ser obtido com o envio de documentos de natureza pessoal com foto. Além disso, os segurados devem conseguir tal permissão através de Códigos QR ou de acesso. O processo de atualização do perfil previdenciário pode ser feito na plataforma Meu INSS, tanto site quanto aplicativo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS