Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar da aquafaba? Veja como preparar esse ingrediente

Muito utilizada em receitas veganas, a aquafaba possui muitos benefícios para o organismo.

Publicado

em

Você sabia que, em alguns casos, reaproveitar a água do cozimento dos alimentos pode ser benéfico? A aquafaba, para quem não conhece, nada mais é do que um líquido extraído do cozimento de leguminosas, rico em nutrientes e muito utilizado em receitas vegetarianas como substituto do ovo.

A origem do nome aquafaba refere-se a termos muito simples: “água” e “faba” (feijão). Isso porque esse ingrediente é justamente a água extraída de alimentos cozidos como grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e outras leguminosas ricas em nutrientes.

Durante o cozimento, a água absorve vários nutrientes, como proteínas, cálcio, ferro e magnésio. Por ser uma ótima fonte de proteína, a aquafaba é uma ótima substituta dos ovos ou mesmo do leite em algumas receitas veganas.

Pensando nisso, hoje vamos ensinar como preparar a aquafaba e desfrutar de todos os seus benefícios para a saúde. Confira!

Como preparar

Primeiro, lembre-se de que a leguminosa precisa ficar de molho por cerca de 12 horas antes de cozinhar. Isso porque os grãos contêm antinutrientes que precisam ser eliminados – por isso é crucial deixar os grãos na água para eliminar coisas como o ácido fítico.

Outra dica importante é que ao fazer aquafaba, o grão-de-bico funciona melhor porque tem menos antinutrientes. Além disso, a água costuma ser jogada fora depois que os grãos são cozidos – ao contrário do feijão e da lentilha, que são consumidos com o caldo.

depois de deixar o grão-de-bico de molho, coloque-o em uma panela de pressão com água fresca. Quando estiver pronto, peneire os grãos e guarde a água no pote. Se achar que a consistência está muito líquida, coloque de volta na panela e ferva até engrossar um pouco.

Como consumir

Depois de pronta, você pode utilizar a aquafaba em diferentes receitas. Você pode, por exemplo, bater o ingrediente na batedeira para fazer espuma e usá-la no preparo de bolo, mousse e suspiros.

Se preferir, você pode congelar a aquafaba e utilizar apenas quando necessário.

Agora que você conhece os principais benefícios e como consumi-la, que tal preparar aquafaba em casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS