Conecte-se conosco

Agronegócio

Já ouviu falar do arroz negro? Conheça seus benefícios e saiba como preparar em casa

O arroz negro possui mais fibra e proteínas que o arroz comum. Insira esse item na sua dieta o quanto antes!

Publicado

em

Você conhece o arroz negro? Também conhecido como arroz roxo, é uma variedade de tipos de arroz da espécie Oryza sativa. Semelhante ao arroz selvagem, o arroz negro é um tipo de arroz integral que possui cor escura e um sabor muito peculiar. Além de ser denso em nutrientes, quando comparado ao arroz branco comum, o arroz negro contém 30% mais fibra e 20% mais proteína.

O arroz negro vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente daqueles que visam um estilo de vida mais saudável. O grão é fonte de muitos nutrientes e ideal para uma boa alimentação. Além disso, também é rico em fibras, cálcio, ferro e zinco, e sua composição contém muito magnésio, além de vitaminas A, B1, B2, B6 e B12.

O arroz negro é uma ótima fonte de fibra, ideais para regular as funções corporais e ainda promover a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso. Além disso, o arroz negro tem função antioxidante, que auxilia no combate do envelhecimento precoce, além de aumentar a imunidade, prevenindo diversas doenças.

Como preparar o arroz negro

O preparo do arroz negro é semelhante ao preparo do arroz comum. Entretanto, seu tempo de cozimento é um pouco mais demorado. Veja a seguir o passo a passo de como preparar esse grão.

Ingredientes

  • Arroz negro
  • Azeite
  • Cebola
  • Alho
  • Sal
  • Pimenta do reino

Modo de preparo

Em uma panela, adicione duas colheres (sopa) de azeite. Acrescente alho e cebola e deixe dourar. Em seguida, adicione 1 xícara (chá) de arroz e 4 xícaras (chá) de água. Conforme o tempo de cozimento for passando, adicione um pouco mais de água. Em seguida, adicione sal e pimenta do reino. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela aberta.

Dentro de 50 minutos a 1 hora o arroz estará pronto. O ponto certo é “al dente”, semelhante ao arroz de risoto.

Agora que você conhece os principais benefícios desse arroz e o passo a passo do seu preparo, que tal colocar em prática? Esse tipo de arroz casa muito bem com salmão e peixes em geral. Aproveite!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS