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Já pensou no WhatsApp como um app de compras? Em breve, acontecerá

Banco Central autoriza mudança para viabilizar uma espécie de “shopping virtual” em aplicativo de conversas. Foco será comércios locais

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O WhatsApp é, provavelmente, a ferramentas de comunicação mais popular do mundo. Não é por acaso que negócios e empresas também estão apostando na plataforma para se relacionar com seus clientes. Nesse sentido, há o lançamento de diversos recursos para torná-la mais funcional e útil aos usuários. Um dos mais recentes foi a possibilidade de realizar pagamentos pelo próprio aplicativo. Mas agora a Meta, holding que é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou um recurso que vai além. E o melhor é que a ideia já conta com sinal verde do Banco Central (BC).

Trata-se do Guia de Negócios, que permite achar empresas, se informar sobre produtos e fazer compras no próprio aplicativo. A ferramenta visa pequenos negócios locais, como padarias ou salões de beleza, e deve estar disponível em breve. O fato é que tão logo houve o anúncio do mecanismo, o Banco Central autorizou a alteração de um regulamento para permitir que a Visa opere pagamentos com cartão de crédito, débito e pré-pago pelo WhatsApp.

A medida facilita e deve agilizar o processo de implantação. Porém, vale alertar que, embora o BC tenha autorizado, a função mencionada ainda não está liberada.

“Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, disse a instituição em nota.

De qualquer forma, o WhatsApp já informou que o Guia de Negócios está em testes, com a participação de empresas como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. O objetivo é criar um ambiente para conectar clientes e comerciantes, tal qual um “shopping virtual”. Assim, todo o processo de compra poderá ser realizado no próprio aplicativo, desde a busca até o fechamento da transação. Dinâmica semelhante existe em marketplaces, onde lojas podem vender seus produtos por intermédio da tecnologia e visibilidade oferecida pelos sites, cuidando efetivamente apenas da entrega.

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