Saúde
Jantar leve, café reforçado: a receita mágica do emagrecimento?
Confira qual é a melhor hora para ter uma refeição reforçada se você estiver em busca do emagrecimento, segundo um estudo recente.
Provavelmente, você já deve ter ouvido que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é mesmo?
Mas será que comer no começo do dia tem o poder de influenciar a facilidade — ou dificuldade — que muitos de nós temos para perder aqueles quilinhos indesejados, que muitas vezes acabam se acumulando contra nossa vontade?
Bom, de acordo com a nutricionista Adelle Davis, isso é, sim, verdade, pelo menos desde a década de 1960, quando ela disse a famosa frase: “tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.
Em outras palavras, a dica que a especialista dava era para ter as refeições mais calóricas pela manhã e ir reduzindo, gradualmente, o conteúdo dos pratos, até a refeição mais leve do dia, que deveria ser feita à noite, no jantar.
Agora, existem cada vez mais estudos que comprovam que Adelle estava mesmo certa.
Café da manhã de rei e jantar de mendigo: Como funciona?
Um estudo recente comprovou que o café da manhã farto com um pequeno jantar faz com que seja mais fácil eliminar os quilinhos indesejados acumulados com o tempo.
Para isso, mulheres com síndrome metabólica foram inseridas em uma dieta com ingestão calórica por dia idêntica, mas com distribuição e horários diferentes.
Assim, o primeiro grupo consumiu um café da manhã farto, com cerca de 700 calorias, um almoço razoável, com 500 calorias, e um pequeno jantar, com 200 calorias. O segundo grupo, por sua vez, consumiu um pequeno café da manhã, com 200 calorias, almoço com 500 calorias e jantar farto, com 700 calorias.
Passadas 12 semanas, verificou-se uma queda significativa do peso corporal, tanto no primeiro quanto no segundo grupo. Mas, para a surpresa dos pesquisadores, o grupo que concentrou maior quantidade de calorias no café da manhã teve uma perda de peso 2,5 vezes maior do que os que apostaram no jantar.
O café da manhã reforçado e o jantar contido renderam uma queda de 8,6 quilos, enquanto a opção diretamente inversa promoveu a queda de 3,3 quilos. Então, se o seu objetivo é emagrecer, lembre-se do conselho dado pela Adelle lá década de 1960 e aposte no café da manhã farto e no jantar mais restrito.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga