Agronegócio
Jeitinho brasileiro: saiba mais sobre o delicioso e nutritivo caju
Separamos algumas vantagens que você ganha ao inserir essa fruta na sua dieta. Confira mais detalhes e aproveite os benefícios!
O caju é uma das frutas que simbolizam a tropicalidade brasileira. Além de ser suculenta, macia e vistosa, a fruta é muito saudável e carrega importantes nutrientes para nossas vidas! Por ser rica em várias substâncias necessárias ao organismo, o consumo da fruta oferece ao organismo uma poderosa proteção que vai desde problemas mais simples, como resfriados e febres, até problemas mais complexos, como o câncer.
Além disso, a fruta ainda possui a castanha de caju, uma oleaginosa famosa e uma excelente fonte de nutrientes. Rica em gorduras monoinsaturadas, a castanha de caju é muito utilizada no processo de perda de peso, podendo ser consumida in natura, cozida com caril, no preparo de molho e bebidas.
Pensando nisso, hoje vamos apresentar os principais benefícios de inserir o caju na sua dieta. Confira!
Principais benefícios do caju
Fonte de energia
Os cajus são indispensáveis para atletas de resistência. A fruta é rica em aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA, que tem como função, aumentar a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e, assim, melhorar a capacidade física.
Fortalece o sistema imunológico
Dentre os vários nutrientes presentes em sua composição, o caju possui em média, cinco vezes mais vitamina C que a laranja. Dessa forma, o seu consumo é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.
Além da vitamina C, a fruta também contém zinco, que tem papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e cicatrização de feridas. Além disso, o caju também auxilia no combate à anemia e no fortalecimento dos ossos, pois contém ferro e cálcio em sua composição.
Previne doenças cardiovasculares
Os cajus têm menos gordura do que a maioria das outras frutas, tornando-os ótimos para a saúde do coração. A fruta ajuda a reduzir o nível de triglicerídeos, que aumentam a incidência de doenças cardíacas. Além disso, o caju também é rico em antioxidantes que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
Previne o câncer
O caju possui muitos flavonoides, pigmentos que possuem, entre outras coisas, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais e ateroscleróticas. É rico em licopeno e betacaroteno, cardanol e ácido anacárdico, que auxiliam na prevenção de certos tipos de câncer.
Previne o envelhecimento precoce
Por ser rico em cobre, o consumo do caju previne o envelhecimento precoce, deixando cabelo e pele com aspectos mais jovens e com mais brilho.

-
Política2 dias atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Cotidiano22 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia1 dia atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Empresas6 horas atrás
Homem pede demissão, compra empresa falida e fica milionário
-
Tecnologia1 dia atrás
Direção tranquila: saiba como usar o Google Maps para evitar multas e congestionamentos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Nine-day fortnight: você conhece a nova tendência para o futuro do trabalho?
-
Carreira2 dias atrás
Como criar um ambiente de home office inspirador e equilibrado usando Feng Shui
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja onde e como o reconhecimento facial é usado no Brasil