Conecte-se conosco

Curiosidades

Jogar videogame influencia positivamente nas atividades cerebrais. Veja!

O estudo, publicado na revista científica Neuroimage: Reports, apontou diversas vantagens para aqueles que jogam videogames com frequência.

Publicado

em

Jogos terapêuticos, Foto: Pexels.

Recentemente, um estudo apontou que videogames podem ter uma atuação positiva nas nossas atividades cerebrais. Através da utilização de imagens de ressonância magnética funcional (fMRI), foram comparados os cérebros de jogadores e não jogadores enquanto faziam uso do videogame. A partir disso, os cientistas perceberam que a utilização desse dispositivo influencia positivamente na capacidade e velocidade de tomada de decisões e na integração de algumas atividades sensoriais e motoras comandadas pelo cérebro. 

Nesse sentido, o estudo, publicado na revista científica Neuroimage: Reports, apontou diversas vantagens para aqueles que jogam videogames com frequência. A partir disso, é importante frisar que os jogos eletrônicos possuem uma grande série de estímulos que requerem uma percepção e reação rápidas. Por conta disso, os jogadores desenvolvem uma maior agilidade nas resoluções de problemas.

Dessa maneira, no estudo foram considerados jogadores as pessoas que jogavam 5 ou mais horas por semana. De todos os 47 participantes, 28 eram gamers e outros 19 não jogavam com frequência. Nesse sentido, os participantes tiveram que realizar tarefas em que as suas atividades cerebrais eram avaliadas durante o imageamento da ressonância. 

Como resultado, observou-se que os jogadores possuem uma atividade cerebral diferente dos não jogadores, tem um tempo de resposta menor e foram melhores no que se refere à tomada de decisões. O estudo analisou as partes do cérebro responsáveis pelo processamento cognitivo e sensorial e motor, que são referentes à função mental e habilidade de correlacionar as informações sensoriais com as funções motoras. 

Nesse sentido, os cientistas afirmam que os videogames alteram o cérebro, aumentando nosso desempenho e eficiência na resolução de tarefas. Eles também acreditam que os jogos eletrônicos podem ser usados em intervenções terapêuticas, além de treinar a nossa capacidade de tomar decisões rapidamente. 

Outra vantagem de jogar videogame que foi comprovada durante o estudo é a melhora da visão. Nesse sentido, o autor do estudo publicado na revista científica Neuroimage: Reports,  Tim Jordan, que era quase cego de um olho, obteve melhora na sua visão após um estudo, que consistia em jogar videogame com apenas a visão do olho que possui pouca visibilidade. 

Diante disso, Tim Jordan acredita que o videogame pode auxiliar diversos pacientes no desenvolvimento de diferentes habilidades e melhoria de várias funções do nosso corpo. No entanto, ainda existe a necessidade da realização de mais estudos para compreender em quais outras áreas do corpo e cérebro a utilização do videogame influencia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS