Conecte-se conosco

Economia

Juros e geopolítica geram forte aversão ao risco no mundo, diz Genial

Os ativos brasileiros não fugiram a esta regra

Publicado

em

Os juros e geopolítica geram forte aversão ao risco no mundo, segundo a Genial Investimentos.

De acordo com a corretora, o dia ontem foi marcado pela queda de mais de 3% nos preços das ações nos mercados europeus e americano, e valorização do dólar frente a moedas emergentes.

Também disse que o índice VIX, que mede a volatilidade dos mercados, aumentou mais de 20% ao longo do dia.

“Os ativos brasileiros não fugiram a esta regra. O Ibovespa chegou a cair mais de 2% enquanto o Real desvalorizou mais de 1% no ponto mais baixo”, disse.

E acrescentou: “a reunião do Comitê do Política Monetária do Banco Central americano, o Fomc, na quarta-feira, o agravamento das tensões geopolíticas devido às ameaças da invasão da Ucrânia pela Rússia, além das quedas dos PMIs dos países europeus, foram os principais responsáveis por este comportamento negativo.”

Crédito: cnnbrasil

Genial: juros e geopolítica

Ainda de acordo com a Genial, dados os discursos mais duros dos diretores de Fed, a corretora diz acreditar que haverá cinco aumentos de juros nos EUA em 2022, iniciando em março.

Por outro lado, o deslocamento de armamentos pesados de países europeus para a Ucrânia, a decisão dos Estados Unidos e do Reino Unido de ordenar a saída de famílias de diplomatas do país, colocar centenas de soldados de prontidão para eventual envio ao leste europeu e a concentração de tropas russas na fronteira ucraniana, aumentaram a tensão geopolítica e sugerem que existe uma expectativa de eminente invasão da Ucrânia por parte da Rússia. “A questão é como a OTAN irá reagir à invasão, caso ela efetivamente ocorra”, frisou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS