Bancos
Lagarde deve mudar estratégia do BCE para uma alinhada à do Fed
Mudança deve incluir promessa de deixar que a inflação ultrapasse a meta do BCE após ter ficado baixa por um longo período.
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, sinalizou nesta quarta-feira que deve mudar a estratégia do BCE e deixá-la em linha com a do Federal Reserve, provavelmente incorporando a promessa de permitir que a inflação ultrapasse a meta da autoridade financeira após ter ficado baixa por um período prolongado.
A meta atual do BCE é de inflação “abaixo, mas perto de 2%”, mas ele tem se mantido abaixo disso durante anos, mesmo com o o aumento contínuo da força dos estímulos do banco central, que colocou sua principal taxa de juros abaixo de zero e adquiriu mais de 3 trilhões de euros em ativos.
Lagarde também falou sobre encurtar o tempo para que o BCE atinja seu objetivo, em evento que marcou sua primeira atualização sobre a revisão em curso da estratégia do banco.
Em agosto, o Fed dos EUA disse que teria como objetivo inflação média de 2%, com os períodos de preço baixo sendo compensados por períodos de inflação mais acelerada, e vice-versa. Essa medida, espera-se, deve ser copiada pelo BCE.
“Se confiável, tal estratégia pode fortalecer a capacidade da política monetária de estabilizar a economia quando confrontada com seu limite inferior”, afirmou Lagarde.
Enquanto a meta do BCE é a estabilidade de preços durante um “médio prazo” não detalhado, o Fed quer alcançar o emprego máximo e preços estáveis.
Contudo, Lagarde classificou o objetivo duplo do Fed como “hierárquico”, argumentando que uma definição flexível de médio prazo permite evitar o aperto da política monetária e a “restrição desnecessária de empregos e crescimento”.
Mas o contínuo fracasso do BCE em atingir a meta de inflação poderia aumentar as expectativas de inflação e, portanto, “exigiria um horizonte de política monetária mais curto”, acrescentou ela.
Considerando ambos os pontos, o BCE teria que manter ou mesmo aumentar sua política de estímulo agressivo, já que se espera que a inflação permaneça abaixo da meta nos anos seguintes.

-
Finanças9 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Agronegócio13 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos1 dia atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas1 dia atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag