Conecte-se conosco

Bancos

Lagarde deve mudar estratégia do BCE para uma alinhada à do Fed

Mudança deve incluir promessa de deixar que a inflação ultrapasse a meta do BCE após ter ficado baixa por um longo período.

Publicado

em

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, sinalizou nesta quarta-feira que deve mudar a estratégia do BCE e deixá-la em linha com a do Federal Reserve, provavelmente incorporando a promessa de permitir que a inflação ultrapasse a meta da autoridade financeira após ter ficado baixa por um período prolongado.

A meta atual do BCE é de inflação “abaixo, mas perto de 2%”, mas ele tem se mantido abaixo disso durante anos, mesmo com o o aumento contínuo da força dos estímulos do banco central, que colocou sua principal taxa de juros abaixo de zero e adquiriu mais de 3 trilhões de euros em ativos.

Lagarde também falou sobre encurtar o tempo para que o BCE atinja seu objetivo, em evento que marcou sua primeira atualização sobre a revisão em curso da estratégia do banco.

Em agosto, o Fed dos EUA disse que teria como objetivo inflação média de 2%, com os períodos de preço baixo sendo compensados por períodos de inflação mais acelerada, e vice-versa. Essa medida, espera-se, deve ser copiada pelo BCE.

“Se confiável, tal estratégia pode fortalecer a capacidade da política monetária de estabilizar a economia quando confrontada com seu limite inferior”, afirmou Lagarde.

Enquanto a meta do BCE é a estabilidade de preços durante um “médio prazo” não detalhado, o Fed quer alcançar o emprego máximo e preços estáveis.

Contudo, Lagarde classificou o objetivo duplo do Fed como “hierárquico”, argumentando que uma definição flexível de médio prazo permite evitar o aperto da política monetária e a “restrição desnecessária de empregos e crescimento”.

Mas o contínuo fracasso do BCE em atingir a meta de inflação poderia aumentar as expectativas de inflação e, portanto, “exigiria um horizonte de política monetária mais curto”, acrescentou ela.

Considerando ambos os pontos, o BCE teria que manter ou mesmo aumentar sua política de estímulo agressivo, já que se espera que a inflação permaneça abaixo da meta nos anos seguintes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS