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LATAM dá detalhes sobre os bastidores da aviação; saiba mais

Os procedimentos para que um avião decole exige diversos procedimentos. Confira o comentário feito pelo Jeromel, CEO da Latam.

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O CEO da empresa aérea LATAM, Jerome Cadier, fez uma publicação com mais informações sobre o proscênio do mundo da aviação em sua rede social.

No texto, Jerome explicou os motivos das empresas aéreas fecharem as portas de suas aeronaves antes do horário previsto de voo. Ele teceu comentários, ainda, sobre algumas curiosidades sobre quais os motivos de 4% dos passageiros nunca embarcarem nos voos.

Veja também: Latam obtém autorização judicial nos EUA para submeter seu plano de reestruturação

A explicação de Cadier

Os procedimentos para que um avião decole exige diversos procedimentos, incluindo os cálculos exatos de abastecimento de combustível e óleo, catering, que é a sessão de alimentos e bebidas, manutenções rotineiras da aeronave, parqueamento, além daqueles processos de embarque de passageiro que vivenciamos.

Por isso, é necessário um esforço de toda equipe para que todos os processos sejam realizados com precisão garantido a segurança do voo. Nesse sentido, Jerome deu sua visão sobre os procedimentos, confira na íntegra:

“Comecemos de trás para frente: o horário do voo é o horário em que temos que fazer o “pushback”, que é quando o avião começa a se mover, normalmente para trás. Para que isto aconteça pontualmente e não atrasemos o voo, várias coisas têm que acontecer com antecedência a este horário.

Todos os passageiros e malas têm que estar acomodados, as portas precisam estar fechadas e todos os checks feitos. Ainda assim, a torre precisa autorizar o avião a iniciar o processo de movimentação até a pista de decolagem.

Não pedimos autorização antes de estarmos prontos e, dependendo do tráfego no aeroporto, a autorização pode demorar. Temos outra coisa pouco conhecida: por razões de segurança, aqui no Brasil malas não podem “viajar desacompanhadas”.

Qual é o impacto disto? Quer dizer que se um passageiro despacha a mala mas não embarca, temos que retirar a mala dele antes de iniciar a viagem. Imagino vocês pensando que isto acontece pouco… pois vou surpreende-los:

aproximadamente 4% dos passageiros que fazem check-in não embarcam! Isto é surpreendente e tem muitos impactos, inclusive em um tema muito polêmico de “overbooking comercial” que um dia vou explicar para vocês.

Qual é o impacto disto para a hora de encerramento do embarque? É que temos que considerar que precisamos de tempo para procurar as malas de passageiros faltantes. Caso contrário, de cara, 4% dos voos já estariam atrasados porque o processo não é rápido, já que temos que procurar mala por mala no porão do avião.

“Mas Jerome, já viajei em outros países como os EUA, e lá as portas fecham com menos antecedência que aqui!” É verdade. Lá, em voos domésticos, todas as bagagens passam pelo raio X. Assim, é permitido que as bagagens “viajem desacompanhadas”.

São curiosidades e particularidades da aviação que são pouco conhecidas ou entendidas.

No final, aqui no Brasil, a LATAM encerra o embarque 20 minutos antes do horário do voo, impreterivelmente. E fazemos isto para garantir a segurança de todos e a pontualidade dos voos. Aliás, mais uma vez, fechamos o primeiro trimestre de 2022 como a empresa mais pontual do Brasil – como temos feito desde o início de 2018.

Por respeito ao tempo dos nossos clientes”.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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