Mercado de Trabalho
Lei facilita a inserção e permanência de pais no mercado de trabalho!
Em setembro, entrou em vigor lei que flexibiliza a jornada de trabalho de pais de menores de idade até seis anos.
Entrar e permanecer no mercado de trabalho exercendo a paternidade ou a maternidade é uma tarefa muito difícil, pois essa área não foi pensada levando em consideração as pessoas que também dividem seu tempo com o cuidado doméstico, além do paterno ou materno.
Nesse sentido, recentemente, o Governo Federal publicou a lei 14.457/2022, que flexibiliza a jornada de trabalho de pais, mães ou responsáveis legais de menores de idade até seis anos. Em caso de crianças com deficiência, o limite de idade não se aplica.
Dessa maneira, o projeto intitulado de Emprega + Mulheres, que teve origem na Medida Provisória 1.116/2022, possui como intuito principal incentivar a inserção, assim como a permanência das mulheres no mercado de trabalho.
Além disso, a nova lei também garante o reembolso-creche, mediante acordo individual com a trabalhadora, e também cria normas relacionadas ao término da licença-maternidade.
Sendo assim, a legislação cria mecanismos em busca de dar aos trabalhadores uma maior flexibilidade de horário e segurança para criar os seus filhos. Nesse sentido, confira abaixo outras regras vigentes para pais no mercado de trabalho.
Confira a seguir as novas propostas para pais e responsáveis
- Jornada de trabalho: Jornada de 12 horas trabalhadas por 36 horas ininterruptas de descanso;
- Home Office: Essa regulamentação diz que as empresas, que utilizam da modalidade trabalho à distância, devem priorizar os trabalhadores que possuem filhos ou são responsáveis legais para realizarem suas atividades de forma virtual;
- Flexibilização : Horários de entrada e de saída flexíveis, quando a atividade permitir. Neste caso, a empresa fixa um horário inicial e final de trabalho e, dentro deste período, o empregado escolhe o melhor período para cumprir a sua jornada;
- Pagamento por horas trabalhadas: Regime especial de compensação de jornada de trabalho por meio de banco de horas;
- Férias : Será possível antecipar férias individuais, desde que o colaborador concorde. A regra se aplica até o segundo ano do nascimento, adoção ou obtenção da guarda judicial;
- Regime de tempo parcial : Jornada cuja duração não exceda a 30 horas semanais, sem horas extras ou 26 horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas extras semanais.
- Salário: O salário deve ser proporcional ao tempo trabalhado, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, o período integral. A medida pode ser adotada até os dois anos de idade da criança ou até dois anos da adoção e/ou obtenção da guarda judicial.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp