Conecte-se conosco

Saúde

Longevidade humana: até onde podemos chegar? Cientistas respondem e indicam o caminho

O sonho de muitas pessoas é ter uma vida mais longa. No entanto, será que os cientistas já descobriram esse segredo?

Publicado

em

Um dos assuntos que nunca morrem é sobre a longevidade do ser humano. Inúmeras pessoas buscam formas de ter uma vida mais longa por cuidados diários e alimentação. Pesquisadores em demografia e longevidade já afirmaram ter encontrado o segredo para uma vida mais longa.

No entanto, para que eles chegassem a um resultado meramente satisfatório, foi preciso calcular a expectativa de vida de mulheres e homens e outros fatores que, segundo eles, contribuem para que a população chegue ao seu melhor estado de saúde.

O segredo dos supercentenários

Os supercentenários são pessoas que vivem acima dos 110 anos, e, quando perguntados sobre qual é o segredo para viver por tanto tempo, alguns dão respostas como: “não ter filhos”, “não beber”, “não fumar”, “bondade”, dentre outras tantas opiniões.

Alguns estudos datados de 2016, apresentaram altas taxas de mortalidade depois dos 100 anos, limitando-se aos 125. Após dois anos, foi constatado que as taxas de mortalidade aumentavam até os 80 anos, entretanto, desaceleravam e se estabilizavam após os 105 anos.

Uma vida longa ou uma vida saudável?

De nada adianta conseguir viver por muito tempo se não tiver saúde para conseguir aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer. Sendo assim, especialistas indicam que as pessoas cuidem da saúde enquanto ainda estão jovens para chegarem bem à velhice.

Por isso é muito importante que indivíduos que desejam melhorar sua qualidade de vida, incluam exercícios físicos na rotina. A maioria deles auxilia no combate a doenças cardíacas, neurológicas, estresse, depressão e muito mais.

Outro ponto é se alimentar de forma saudável. Os alimentos são o combustível do corpo, sendo assim, nossos órgãos precisam de bons nutrientes para funcionar cada vez melhor. Se não, com o tempo, as consequências podem ser muito maiores.

Se você deseja ter uma vida mais longa, também precisa se lembrar dos seus passatempos e aproveitar bem o seu momento de lazer. As pausas são importantes para a mente e para o corpo.

Essas são apenas algumas recomendações para conseguir ter uma vida mais saudável e, consequentemente, longa. Existem outros fatores que influenciam para obtermos uma melhor qualidade de vida, tais como: dormir bem, meditar, ser otimista, dentre outros.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS